E folio -a

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
e-Fólio B – Parte I

O ensino em Portugal tem evoluído imenso. No entanto, nos últimos anos, temos verificado que novas metodologias começam a surgir e, estas, têm o propósito de inovar e, de alguma forma, melhorar o ensino/aprendizagem tornando-o mais apelativo e motivador. Os alunos que, atualmente, frequentam o nosso sistema de ensino nasceram e cresceram numa era tecnológica fazendo, porconseguinte, todo o sentido recorrer a estas ferramentas.
O blended learning (ou b-learning) pode ser utilizado em todos os níveis de ensino sendo que, no entanto, seja ao nível do ensino superior que se constata a sua maior frequência. Este facto deve-se à elevada flexibilidade deste nível de ensino contrariamente ao que se verifica nos níveis inferiores onde, programas e obrigatoriedade defrequência de aulas, inviabilizam esta metodologia. Este termo surgiu inicialmente como uma forma de ligação entre a sala de aula tradicional e o “Ensino a Distância” mediado pelo computador. Só, muito recentemente, passou a apresentar uma maior gama de combinações de métodos de aprendizagem [1 – Cap. I].
Para implementar um modelo de b-learning ter-se-ia de fazer uma planificação bem estrutura, poisé nela que reside o sucesso deste sistema de ensino. As aulas teriam de ser preparadas para que todos os alunos pudessem aceder à internet. Desta forma teria que, ao nível das atividades, implementar b-learning intercalando momentos de oralidade e de situações mediadas por computador [1 – Cap. I]. Para cumprir este primeiro nível poderia, por exemplo, numa primeira fase, contactar a Universidade deAveiro e, recorrendo à videoconferência, trazer à escola um cientista que falaria de um dos temas por nós lecionados nos cursos profissionais. Como leciono numa escola profissional cujo sistema de ensino é bastante rígido no que respeita ao cumprimento das horas letivas, apenas poderia inovar dentro das horas de aula. Difícil mas não impossível, com árduo trabalho e empenho meu e dos meus alunospoderia ainda que a título experimental, disponibilizar materiais online, mais precisamente, na plataforma Moodle (ambiente virtual de aprendizagem). Assim poderia apostar não só no trabalho e cooperação dentro da sala de aula como, também, tentaria fazer com que esta se alargasse e chegasse à casa de cada um. Assim sendo, o ensino/aprendizagem seria: presencial, não presencial, síncrono eassíncrono.
Ao elaborar este trabalho e fazendo parte dele na biblioteca da minha escola profissional, surgiu-me a ideia que, tal como os meus alunos, debato-me com imensas dificuldades em obter material de apoio para a elaboração dos meus e-fólios. Bibliotecas virtuais, é apenas um dos meios alternativos de pesquisa e obtenção de material que, de outra forma, não estaria acessível. Como a escola ficaisolada, não tendo transportes públicos que levem os alunos para os grandes centros que os rodeiam, cabe a nós, docentes e a mim em particular por estar a descobrir novas formas de interagir e lecionar, abrir horizontes e mostrar que, mesmo longe, podemos estar tão perto [1 – Cap. 1] [2].
A necessidade de, anualmente, criar novos materiais de apoio para as aulas, visto que no ensino profissionalsó existem dois livros de biologia, e os testes têm que ser sempre diferentes e dirigidos aos alunos especiais que são tão frequentes no nosso ensino, acho de extrema importância a plataforma Moodle, porque, assim, posso alojar diversa informação e documentos que, em devido tempo serão facultados aos alunos. De certa forma o meu trabalho será facilitado, coisa muito importante nos tempos que correm,e aos alunos será apresentado um novo desafio, desafio esse que mais ninguém na minha escola usa. Assim sendo serei um cientista que, com as suas cobaias, partirá rumo a uma nova experiência que espera seja repleta de sucesso académico, algo que aos alunos tanto interessa.
Não pretendo no entanto tornar os cursos que leciono totalmente online. Pretendo torná-los Web-facilitated, recorrendo...
tracking img