E folio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Manuel Altino de Barros Ribeiro
Aluno nº 10004011 Turma nº 4

Identifique a metodologia que considera a mais adequada para fazer esta investigação e explique porquê.
A abordagem metodologia que se considera mais adequada para a realização da minha investigação é o método experimental, uma vez que pretendo realizar uma investigação caracterizada tanto pelo rigor da definição de hipóteseprévias como pela seleção aleatória dos participantes de estudo, como defende Mário A. (1992) “Os estudos experimentais caracterizam-se pelo rigor da definição das hipótese prévias, pela selecção aleatória dos participantes do estudo e pelo controlo das variáveis. Estes estudos são aqueles que permitem fazer inferência causais com maior segurança. Em contraste com o método clínico, o método experimentalprocede através da manipulação de variáveis independentes em condições padronizadas. O método experimental contrasta também com o método correlacional. Os métodos experimentais recorrem à experimentação através da manipulação de variáveis ao passo que o os métodos correlacionais apenas observam as variáveis, sem as manipularem.”
No seguimento desta investigação o procedimentoteórico-metodológico na realização da minha pesquisa empírica vai utilizar métodos e técnicas quantitativas, uma vez que tem como base uma amostragem de dimensões selecionadas aleatoriamente, em oposição á qualitativa que se centra em amostras pequenas, ou casos únicos que são selecionados intencionalmente.
Para complementar a minha investigação recorrerei aos seguintes indicadores; “ com que idade tiveram oprimeiro contacto?”, “ Foi algum colega que ofereceu o primeiro cigarro?”, “Se começaram a fumar por curiosidade, ou imposição social?”, “Quantos cigarros fumam em média por mês?”.
O tipo de investigação empírica utilizada foi a investigação aplicável, visto que pretendo descobrir dados empíricos, que possam resolver a curto prazo essas práticas.
A metodologia deste trabalho vai assentar na seguintedescrição;
- Análise documental
- Questionário.

Qual o objecto de estudo e os objectivos da pesquisa?
Este projecto tem como objecto de estudo o consumo de tabaco nos adolescentes e os seus efeitos secundários. O mesmo será realização através de um estudo exploratório.
O objectivo é compreender o que leva um grupo aleatório de jovens entre o 14 e os 18 anos a optarem por comportamentos derisco. Neste caso a minha investigação vai ter como ponto central, o consumo de tabaco, a onde pretendo saber os efeitos secundários associados a esse consumo, assim como os motivos que levam os adolescentes a optarem por comportamentos de risco. Tendo como objectivo principal alertar os adolescentes para o risco que acarreta esse consumo.

Qual o tema da investigação e a pergunta de partida quedefiniria a partir deste mote?
O tema desta investigação é “Comportamentos saudáveis e comportamentos de risco.” No seguimento deste tema a minha investigação incidiria no consumo de tabaco nos adolescentes e os seus efeitos secundários, para o efeito colocaria como pergunta de partida “ O consumo de tabaco nos adolescentes e os efeitos secundários?”.

Que conceitos teria de aprofundar ao níveldo enquadramento teórico?
Nesta investigação dei principal enfase ao tabaco, assim com os efeitos secundários que acarreta. Segundo a organização Mundial de saúde estima que em países desenvolvidos 26% das mortes masculinas e 9% das mortes femininas são atribuídas ao tabagismo. O consumo de tabaco esta associado a vários efeitos secundários como, doenças cardiovasculares, desenvolvimento dedoenças cancerosas nomeadamente cancro da boca, da língua, do esófago, da laringe e da faringe. Assim como provoca a infertilidade, problemas de erecção nos homens e aborto no caso das mulheres, alem de que pode resultar em ataques cardíacos, a um AVC, etc. O tabagismo é uma das principais causas de morte prematura em todo o mundo.
Os comportamentos de risco na adolescência estão associados ao...
tracking img