As formas primitivas do capital e as condições históricas que levaram a inglaterra a ser a sede do capitalismo originário

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTEXO HISTÓRICO

É a partir da crise do sistema feudal que podemos observar as mudanças no cenário histórico. Essa crise pode ser explicada pelo surgimento dos mercados, que com eles trouxeram o comerciante e a comunidade comerciante pois ,assim as prestações de serviços poderiam desaparecer transformando-se um uma relação contratual em termos monetários. Existem também divergências, ondeacredita-se que o comércio pode ter gerado um aumento do trabalho servil.
“Conforme Marx observou a “influencia dissolvente” que o comércio terá sobre a antiga ordem depende do caráter desse sistema. “ sua solidez e articulação interna “ e em particular, “o novo modo de produção que tomará o lugar do antigo é coisa que não depende do comércio , mas do caráter do próprio modo de produçãoantigo”. ( DOBB, 1983 .p.51.)
“ A ineficiência do feudalismo como um sistema de produção , conjugada às necessidades crescentes de renda por parte da classe dominante, foi fundamentalmente responsável por seu declínio, uma vez que a necessidade de renda adicional promoveu um aumento da pressão sobre o produtor a um ponto que se tornou literalmente insuportável”( DOBB , 1983, p.51)
Podemos explicar aafirmação anterior devido ao fato do senhor feudal sobreviver agora do trabalho excedente do camponês,pois, era desse trabalho que ele podia extrair sua renda, no entanto além desse excedente o camponês também tinha que produzir e cultivar sua própria terra. Tal dependência do senhor para com o trabalho excedente gerava uma sobrecarga sobre os camponeses, ou uma redução da sua subsistência,resultando em exaustão e no desaparecimento da força de trabalho na qual o sistema se nutria.
Além dos fatores sociais de exploração ao camponês e falta de incentivo ao trabalho, as condições da terra também não colaboravam, seu rendimento era cada vez menor, devido principalmente à rotação primitiva que resultava na exaustão do solo.
O aumento da nobreza feudal aumentava o excedente do trabalhoservil a ser produzido para sustentá-la. Além disso, os efeitos da guerra, aumentavam as despesas da Coroa. “A série de cruzadas acarretou um esgotamento especial de rendas feudais nesse período; e , à medida que avançava a idade da cavalaria, as extravagâncias das casas nobres aumentavam também , com seus profusos festins e exibições custosas ..”( DOBB, 1983 , p.54 )
O resultado de todos os fatoresacima citados foi a deserção em massa de camponeses, que provocou uma série de crises no sistema feudal nos séculos XIV e XV.
Após o ano de 1300 foi detectado um declínio de população e na renda feudal na maior parte da Europa, atribuído pelas guerras e pela peste.
A partir dessa situação diferentes atitudes foram tomadas pelos nobres para atrair mão-de-obra nos países europeus.
Surgindoassim em muitos lugares além do arrendamento das terras, a mudança do trabalho servil para o trabalho assalariado, devido ao número de pessoas com terra insuficiente para manter sua subsistência e com tempo de trabalho disponível, além de o assalariamento trazer uma maior produtividade.
Em 1381 acontece a revolta camponesa contra o aumento dos direitos feudais, colando o poder nobre em risco. Noséculo XV já é visível a predominância no campo da classe camponesa arrendatária independente dedicada a pequena produção. (MENDES, 1992)

INGLATERRA , A SEDE DO CAPITALISMO ORIGINÁRIO

Na Inglaterra, o feudalismo já estava praticamente rompido pelas lutas sociais, as quais enfraqueceram a política e a economia da nobreza feudal, mas ao mesmo tempo proporcionaram o surgimento de uma mudança nanatureza social das classes dominantes no campo.( MENDES, 1992)
Devido à massa de proletários livres lançada no mercado pela dissolução dos séquitos feudais e a expulsão violenta do campesinato da base fundiária, criou-se a base do modo de produção capitalista no século XV.
Os camponeses agora assalariados ,podiam aproveitar seu tempo de lazer trabalhando para grandes proprietários....
tracking img