A lingua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Amostragem, descrição e preparação das amostras

3. AMOSTRAGEM, DESCRIÇÃO E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS

A amostragem é um procedimento definido pelo qual é recolhida uma parte de uma substância, material ou produto, que proporcione uma amostra representativa do todo para ensaio ou calibração. Em certos casos, a amostra pode ser determinada pela disponibilidade (NP EN ISO/IEC 17025, 2000). Umexemplo desta situação é o caso da recolha de amostras provenientes de sondagens. Os resultados obtidos por análise química de uma amostra são desprovidos de significado ou mesmo inúteis se a recolha da amostra não for convenientemente efectuada. Assim, durante a amostragem devem ser tomadas todas as precauções para assegurar que as amostras não sofrem alterações entre a colheita e a análise. Asquestões relacionadas com a recolha, acondicionamento e conservação das amostras são muito importantes, dado que constituem os motivos mais frequentes para a falta de representatividade da amostra submetida à análise química. As etapas da preparação física e química das amostras são também muito importantes, no âmbito da análise química de materiais geológicos, pois podem limitar drasticamente aqualidade analítica dos resultados (Jarvis, 1990).

3.1. AMOSTRAGEM E DESCRIÇÃO DAS AMOSTRAS A selecção dos locais de amostragem foi efectuada tendo em conta as seguintes características (Alves et al., 2003; Bettencourt et al., 2003b):  constituem áreas que acondicionam depósitos susceptíveis de fornecer bons materiais para o estudo geoquímico;  apresentam uma reconhecida ocupação antrópica. EmBertiandos, Donim e Bitarados foram realizadas sondagens geológicas, utilizando para o efeito equipamento de sondagem por percussão mecânica (Fig. 3.1.).

17

Amostragem, descrição e preparação das amostras

Fig. 3.1. Fotografia do equipamento de sondagem por percussão mecânica, durante a realização da sondagem RPM.3 na região de Bertiandos.

Entre as sondagens realizadas na região deBertiandos (Ponte de Lima – Bacia do Rio Lima) foi seleccionada para este trabalho a sondagem RPM.3 (Fig. 3.2.), com 13,5 metros de profundidade, efectuada em sedimentos fluviais de planície de inundação, não atingindo o substrato rochoso. O testemunho foi amostrado com uma malha de 10 cm. Para o estudo geoquímico foram seleccionadas várias amostras, cuja distribuição ao longo do testemunho de sondagemse encontra representada na figura 3.3..

Fig. 3.2. Vista panorâmica sobre a região de Bertiandos, na margem direita do Rio Lima. A seta aponta para o local onde a sondagem RPM.3 foi realizada.

18

Amostragem, descrição e preparação das amostras

Legenda: ■ amostra Fig. 3.3. Esquema representativo da distribuição ao longo da sondagem RPM.3 de Bertiandos das amostras seleccionadas paraestudo geoquímico.

No trabalho de Alves et al. (2003) foi apresentado o estudo sedimentológico dos materiais da sondagem RPM.3, do qual se resumem algumas características. Os sedimentos são predominantemente finos, de coloração escura, castanho a negro. A maioria são misturas de partículas de areias muito finas, limos e argilas. Ocorrem intercalados alguns leitos ainda mais finos, limo-argilosos.A sondagem atravessou nos últimos metros algumas camadas mais arenosas e nitidamente mais quartzosas. Das amostras seleccionadas desta sondagem para estudo geoquímico, somente as amostras 92 e 96 pertencem a este conjunto mais arenoso.
19

Amostragem, descrição e preparação das amostras

Na fracção mais grosseira existem micas, algum quartzo e por vezes feldspatos. Estes minerais foramtambém encontrados nas dimensões mais finas. Segundo Alves et al. (2003) ocorrem na fracção < 2 µm associados a minerais de argila (caulinite, ilite, vermiculite e interestratificados irregulares), alguma gibsite e mais raramente goetite. Da Bacia do Rio Ave foi seleccionada para este trabalho a sondagem RPM.4 de Donim (Guimarães) (Fig. 3.4.), com 3,5 metros de profundidade, efectuada em sedimentos...
tracking img