Estudo disciplinare i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pergunta 1

0,5 em 0,5 pontos

Correta

Moeda é o meio através do qual são efetuadas as transações monetárias. É todo ativo que constitui forma imediata de solver débitos, com aceitabilidade geral e disponibilidade imediata e que confere ao seu titular um direito de saque sobre o produto social. Quanto à definição de moeda também é correto afirmar que:
RespostaResposta Selecionada: a.

O dinheiro é uma forma de moeda, mas não o cartão de crédito, que é apenas um meio de transferir ativos, no caso o dinheiro, para realizar pagamentos.
Resposta Correta: a.

O dinheiro é uma forma de moeda, mas não o cartão de crédito, que é apenas um meio de transferir ativos, no caso o dinheiro, para realizar pagamentos.
Feedback da resposta:A – O dinheiro é uma forma de moeda, mas não o cartão de crédito, que é apenas um meio de transferir ativos, no caso o dinheiro, para realizar pagamentos.

Correta – Justificativa: Sim, o dinheiro é uma forma de moeda. No entanto, o cartão de crédito não detém aceitabilidade geral. O estabelecimento comercial pode aceitar ou não o pagamento via cartão de crédito. Importante lembrarque o dinheiro representa uma forma imediata de obter produtos e/ou serviços. O cartão de crédito é apenas uma forma de transferir recursos.

B – O papel-moeda, atualmente utilizado no país para a fabricação das cédulas, tem valores diferenciados. Por esse motivo, as cédulas detêm valores nominais diferentes.

Incorreta – Justificativa: O papel-moeda, utilizado para a fabricação dascédulas (matéria-prima para fabricação do dinheiro), possui valores idênticos ou muito próximos. Não é o valor do material empregado na fabricação das cédulas que define seu valor nominal.

C – O dinheiro foi criado por uma mera conveniência, uma vez que as trocas comerciais já existiam na Antiguidade e ocorriam com facilidade.

Incorreta – Justificativa: O dinheiro foi criado parafacilitar as trocas comerciais. Anteriormente, um mercador deveria trocar produtos que fabricava com outro mercador e, dependendo do produto, tal troca não era simples. Outro ponto: a moeda passou a representar uma importante unidade de medida e referencial econômico de valor.

D – A moeda é a única forma de realizar compras e transações financeiras.

Incorreta – Justificativa: Não, a moedanão é a única forma de realizar compras. Existem outros mecanismos como cartões de débito/crédito, cheques, cheques de viagem, cartões pré-pagos, entre outros.

E – Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Incorreta – Justificativa: A alternativa “a” é a única correta.
Pergunta 2

0,5 em 0,5 pontos

Correta

A influência da elevação da inflaçãono custo de vida da população mais pobre é duas vezes maior do que a observada na população de renda superior da cidade de São Paulo em novembro de 2009, apontou o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). A entidade apurou que a taxa foi de 0,42% para as pessoas de baixa renda e de 0,20% para os mais ricos. Com isso, o ICV (Índice do Custo de Vida) teve variaçãode 0,28% no mês em todas as faixas. Quanto aos conceitos de juros e processo inflacionário de uma economia, respectivamente, é correto afirmar que:
Resposta
Resposta Selecionada: c.

É o preço do dinheiro ao longo do tempo / É a elevação generalizada dos preços.

Resposta Correta: c.

É o preço do dinheiro ao longo do tempo / É a elevação generalizada dospreços.

Feedback da resposta:

A – É a taxa básica que regula os preços na economia / É a queda generalizada dos preços.

Incorreta – Justificativa: A taxa básica não é a taxa que regula os preços na economia como um todo. Já o processo inflacionário não é a queda generalizada nos preços, e sim a alta generalizada nos preços em um determinado período.

B – É um valor...
tracking img