Estudo de caso : pizzaria na cidade de ibiúna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2923 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IREP - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR MÉDIO E FUNDAMENTAL LTDA

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRADIAL

ALEYMAR MARCICANO
ÁLVARO TESHIROGI
SIMEI VIEIRA
MIEKO HARADA
LUIZ CARLOS BORBA
YOLE FALCI DE MELLO
MARÍLIA UROSTE
SUELY GARCIA VIDAL

ESTUDO DE CASO : PIZZARIA NA CIDADE DE IBIÚNA

IBIÚNA – SÃO PAULO
06/2011

Trabalho apresentado com requisito para avaliação
parcial da disciplina deestratégia coorporativa
e sistemas de informações gerenciais do curso
de pós graduação em gestão empresarial
da universidade Estácio de Sá.

Orientador: Prof: Geraldo Schumann Cunha

IBIÚNA – SÃO PAULO
06/2011

SUMÁRIO

1. Apresentação: pág. 04
2. A empresa Ibipizza em Ibiúna / Mapeamento pág. 05
3. Missão , Visão e Valores pág. 06
4. Ánalise SWOT pág.07 e 08
5.Ánalise 4 P’s (Produto,Praça,Preço e Promoção) pág. 09
6. Tecnologia da Informação pág.10 e 11
7. Conclusões gerais: pág. 12 e 13
8. Referências bibliográficas: pág. 14

APRESENTAÇÃO
Estudo de caso de uma pizzaria em decadência na cidade de Ibiúna – SP, levantaremos algumas questões relacionadas ao ambiente interno e externo da empresa , análise SWOT , recursos humanos , implantação deum sistema de informação gerencial (SIG) , missão , visão e valores , Mix de marketing ... ; além de soluções para otimizar e melhorar o desempenho da empresa e alavancá-la para o mercado de trabalho , para que assim atinja as suas metas.
No mercado de pizzarias, a competição pelo mercado tornou-se muito mais acirrada, exigindo muito cuidado com o atendimento ao cliente e a qualidade dosprodutos. A diferenciação é o ponto principal para um mercado voltado para o comércio de bens de especialidades.

Para a criação do trabalho foi elaborado um cenário e dentro dessa óptica utilizaremos os conhecimentos da Gestão Empresarial de negócios e ferramentas do marketing e da administração. Sempre buscando retratar uma situação real de uma pizzaria do município.

Case : Pizzaria em Ibiúna -IBIPIZZA
A IBIPIZZA é uma micro empresa familiar e que atua no ramo alimentício há aproximadamente 05 anos. Possui 03 funcionários e suas instalações estão acomodadas em um ponto locado. Oferece diversos tipos de pizzas e atualmente encontra-se em decadência em virtude da concorrência.
Mapeamento atual da loja.
Espaço físico de aproximadamente 60m2. Contado com um balcão para atendimento e aolado um caixa ( aonde anotam os pedidos e recebem os telefonemas ). Logo atrás fica o forno de lenha e lá trabalham o pizzaiolo e um ajudante de cozinha , também conta com um serviço tipo terceirizado de um moto boy. A pizzaria atende de terça a domingo das 19:00h. até aproximadamente 23:00h. De terça-feira a quinta-feira o movimento é mais fraco fazendo entre 05 a 10 pizzas por dia , a partir desexta-feira os pedidos dobram .
A pizzaria tem um espaço físico de 6m x 10m. Mais ou menos no meio do espaço de 6m de largura há um balcão que vai de uma parede a outra com um portão de passagem do lado esquerdo de quem chega. Do lado direito o caixa recebe os telefonemas para anotar pedidos. O telefone fica ao lado do caixa. Atrás junto a parede do fundo fica o forno de lenha onde as pizzas sãoassadas. Há uma mesa de pedra onde o pizzaiolo prepara a massa e as recheia depois de usar um rolo de macarrão para abrir cada pizza e dar formato. Com uma pá de madeira o ajudante coloca as pizzas para assar e depois as retira. Há um pequeno balcão a um 1m 50 cm de distância da parede e em cima desse balcão, em posição vertical, tem um vidro colocado de maneira que o freguês possa ver o pizzaiolo eseu ajudante trabalhando e ao mesmo tempo separado, sem contato direto entre os funcionários e os fregueses.
O dono conta com 3 funcionários internos: o pizzaiolo, o ajudante, o que serve e um moto boy para a entrega a domicilio. Atendem de terça- feira a domingo. Terça- feira o movimento é muito fraco. São feitas de 5 a 10 pizzas por dia. A partir de sexta- feira os pedidos dobram.
Na...
tracking img