A importancia da leitura de imagem no ensino de artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DE IMAGENS
E METOTODOLOGIAS

A proposta deste trabalho é abordar, de forma clara e objetiva a importância da leitura de imagem no ensino de Arte. Visa enriquecer uma metodologia para o profissional de ensino elaborar a mediação. Desde os tempos primórdios a imagem tem um papel importante na sociedade e na cultura. Em minha opinião a leitura de imagem passou a terum papel importante a partir de um trabalho desenvolvido na faculdade, na disciplina Metodologia de Ensino da Arte, onde foi trabalhado Leitura de Imagens, utilizando o método comparativo de Feldman, a partir daí comecei a prestar atenção em detalhes que antes passavam despercebidos. Meu olhar tornou-se apurado, o ver tornou-se perceber.
A leitura de imagens, de obras de arte para crianças eadolescentes é muito importante porque enriquece o repertório dos alunos, eles passam a conhecer artistas e as mensagens sublimadas em suas obras, com certeza contribui para a compreensão das variadas imagens que os cercam no seu cotidiano, conseguindo assim julgar a qualidade dessas informações visuais, ainda que não tenha a clareza da importância da leitura de imagem. Para a maioria das pessoas otexto escrito é a referencia mais importante, onde se tem a possibilidade de ler, reler e refletir. Mas não podemos esquecer que grande parte da população, não conhece a linguagem escrita, são os “iletrados”, e que o mundo para eles de certa forma, é compreendido através das informações visuais. A alfabetização visual passa a ser de suma importância. Assim sendo não basta ver as imagens, temos queaprender a ler imagens.

1.1- A IMAGEM NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE

Provavelmente os primeiros utensílios foram fabricados pelos primatas, que viviam na África, que receberam o nome de Australopithecus.

Apareceu também o Homo Habilis homem habilidoso, e o Homo Erectus surgiu há cerca de um milhão e meio de anos. E nesta época os utensílios eram mais eficientes, e construíram tambémabrigos.Eles surgiram em vários lugares na África.O Homo Habilis pode ter usado o fogo, foi quem primeiro usou a pedra, daí o nome da Idade da Pedra.Só pelos 40.000 anos a.C é que o ser humano começou a produzir formas que reproduziam a realidade em que ele vivia e expressavam deste modo suas aflições, medos e seus pavores.


Fig. 01- sem titulo

Um dos períodos mais fascinantes da historia humana é apré-história. Este período não foi registrado por nenhum documento escrito, pois foi à época anterior à escrita. Tudo que sabemos dos homens que viveram neste período é o resultado da pesquisa de antropólogos, historiadores e dos estudos da ciência arqueológica, reconstruindo assim a cultura do homem.
O homem pré-histórico era capaz de se expressar artisticamente através dos desenhos que fazianas paredes de suas cavernas, descobrindo as possibilidades expressivas da linguagem visual. Suas pinturas mostravam os animais e pessoas do período em que vivia, além de cenas de seu cotidiano. Expressava-se também através de suas esculturas em madeira, osso e pedra. O estudo desta forma de expressão contribui com os conhecimentos que os cientistas têm a respeito do dia a dia dos povos antigos.Conclui se que estes artistas usavam terra com sangue para pintar , gordura e sumos de plantas para fazer o pigmento. Estas tintas eram armazenadas em ossos ocos, aplicados com pinceis feitos de pau com pelos de animais ou folhas.Lamparinas feitas com gordura de animais , em pedras ou vasos de barro, ou tochas a arder, providenciavam uma pequena claridade ao artista.


Fig.02- Pré –historia, Touro, Lascaux, França

A imagem 2 é um touro na Gruta de Lascaux, França. Aqui conseguimos ver a percepção aguçada do homem pré histórico, e como ele observava a natureza, o contorno em preto, aproveitamento das saliências das pedras para dar impressão de profundidade, podemos perceber está profundidade com o tamanho dos chifres do animal, o chifre do lado esquerdo da cabeça é maior que o...
tracking img