A imagem no ensino e aprendizagem de Arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMAGEM NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ARTE


Mayara Leticia Geremias- 378202
Magda Simone de Toni
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Artes Visuais (ART0054) - Trabalho de Graduação
02/12/2013


RESUMO

O presente projeto visa analisar e pesquisar a leitura de imagens no ensino das artes visuais. O objeto de estudos trata o problema de como a leitura de imagem éaplicada em sala de aula e qual a sua importância no desenvolvimento humano. Através do reflexo das politicas públicas educacionais no processo de ensino-aprendizagem das artes visuais, se pretende produzir um diagnóstico a partir de uma imparcialidade entre legislação e sua prática que garantiriam ao ensino de artes visuais o comprimento de seus objetivos. Este olhar analítico analisa o problema apartir da fundamentação teórica de Ana Mae Barbosa, das leis de diretrizes e bases e parâmetros curriculares nacionais.


Palavras-chave: Leitura de imagens. Ensino das artes. Ensino-aprendizagem.


1 INTRODUÇÃO

A fundamentação teórica da pesquisa deste trabalho se faz por uma pesquisa exploratória de natureza básica envolvendo conhecimentos uteis e de interesse aos profissionais queatuam na área da arte-educação. Com uma abordagem qualitativa e com caráter investigativo, se concentra em pesquisas bibliográficas, procurando embasamento teórico de livros, proporcionar conhecimentos referentes à evolução metodológica do ensino da Arte até a contemporaneidade. Apresentando assim como a leitura de imagem foi e é empregada na pratica pedagógica, por professores nos dias atuais dentrodas salas de aulas, bem como sua evolução, importância e objetivo.
A arte na escola passou por diversas modificações ao longo dos tempos, até se torna conteúdo obrigatório. E adotou em sua evolução algumas tendências que influenciou o ensino de arte.
Na pedagogia tradicional que se dá na primeira décadas do século XX, se valorizava o traço, contorno e a repetição de imagens que vinham de forado pais. Para Ferraz; Fuzari (1999, p. 30):

Do ponto de vista metodológico, os professores, seguindo essa “pedagogia tradicional” (que permanece até hoje), encaminham os conteúdos através de atividades que seriam fixadas pela repetição e tinham por finalidade exercitar a vista, a mão, a inteligência, a memorização, o gosto o senso moral. O ensino tradicional está interessado principalmente noproduto do trabalho escolar e a relação professor e aluno mostra-se bem mais autoritária. Além disso, os conteúdos são considerados verdades absolutas.

Já na Pedagogia Nova ou Movimento da Escola Nova que surgiu no Brasil a partir de 1930 e começa a se expandir a partir dos anos 50/60, sua origem é da Europa e dos Estados unidos. De acordo com Ferraz; Fuzari (1999, p. 31):

[...] Suaênfase é a expressão, como um dado subjetivo e individual em todas as atividades, que passam dos aspectos intelectuais para os afetivos. A preocupação com o método, com o aluno seus interesses, sua espontaneidade e o processo do trabalho caracterizam uma pedagogia essencialmente experimental, fundamentada a Psicologia e na Biologia.

Por conseguinte, surge a pedagogia tecnicista, que ainda estámuito presente nos dias atuais, no Brasil surgiu à partir de 1960/1970, tendo como elemento principal o sistema técnico de organização da aula e do curso.

[...] os professores enfatizam um “saber construir” reduzido aos seus aspectos técnicos e ao uso de materiais diversificados (sucatas por exemplo), e em “saber exprimir-se” [...] Devido à ausência de bases teóricas mais fundamentadas. Muitosvalorizam propostas e atividades dos livros didáticos[...]. (FERRAZ; FUZARI, 1999, p.32).


Pode-se perceber que grande parte das tendências ainda estão presentes nas salas de aulas nos dias atuais e que contribuíram para que chegássemos a evolução do ensino de arte no nossa país.


2 LEITURA DE IMAGEM
A semiótica1 tem se destacado muito no campo da imagem e nesse sentido a...
tracking img