Aprender e ensinar artes visuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APRENDER E ENSINAR ARTES VISUAIS


Cláudia Bohrer Marcondes[1]
Maria Cristina Müller[2]




RESUMO

A disciplina de Arte vem sendo trabalhada nas instituições escolares para tornar o indivíduo um ser provindo de bens culturais, fazendo parte de uma sociedade com conhecimentos artísticos. Educar consiste em ensinar o indivíduo a ver, a ouvir, a atuar, a movimentar-se e até mesmo sentir,o que realmente não ocorre de forma espontânea. O artigo tenta encontrar a melhor forma de ensinar e o que ensinar em artes visuais nas escolas, em especial no Ensino Fundamental II. O desenvolvimento pedagógico em sala de aula, por meios metodológicos, precisam proporcionar aos alunos o contato com a teoria e a prática artística, evolvendo-os na vivência e no entendimento histórico. Para arealização deste trabalho optou-se por uma abordagem teórica, com base em artigos científicos, livros e alguns sites na área. O assunto foi delimitado de acordo com o objetivo da pesquisa, analisar o ensino e aprendizagem das Artes Visuais no Ensino Fundamental.

Palavras-Chave: Artes Visuais. Ensinar. Aprendizagem.


Introdução

As Artes Visuais tem papel fundamental na educaçãobrasileira, pois envolve o ser humano e seu cotidiano. Deve ser pensada no âmbito escolar e nas experiências cotidianas dos seres humanos.
Com o passar dos anos percebemos que o desenho tem sido uma das expressões mais utilizadas pela humanidade, desde as cavernas, por meio dessa arte visual o homem se comunica, se expressa com os mais belos sentimentos e criações.
No contexto escolar, oaluno adquire conhecimentos de diferentes culturas e produz diferentes trabalhos artísticos, podendo compreender melhor à diversidade cultural das diferentes civilizações e dos valores traduzidos por cada uma delas. Esses procedimentos podem abrir novos horizontes no desenvolvimento do aluno, na proposta de pensamentos e de ações sociais.
É importante que o fazer artístico, as produções e ascriações sejam compreendidas, fundamentando a existência e o conhecimento do aluno na disciplina de artes visuais. Esse trajeto de aprendizagem propicia conhecimentos específicos causando relações entre o indivíduo e a arte, entre o mundo e o seu interior.
Não é satisfatório apenas que a arte faça parte do currículo escolar do Ensino Fundamental, é essencial que seja concebida e ensinada emdiversos contextos históricos.
O objetivo do estudo está em analisar o ensino e a aprendizagem nas Artes Visuais, em especial no Ensino Fundamental II. Estabelecendo uma linha de conhecimento que vá da compreensão das Artes Visuais na Educação; da análise do perfil do professor de Artes Visuais; de uma reflexão sobre a aprendizagem na proposta artística e registro de métodos e técnicas maisatuais, utilizadas para o desenvolvimento das aulas de Artes Visuais.


Artes Visuais na Educação

O documento PCN para a área de Arte – Ensino Fundamental, foi publicado em 1997, é documentado no decorrer deste que com a modernidade das artes visuais é maior o número de modalidades de expressão artística do que o tradicional. É papel da escola em colaborar para que os alunos venham aparticipar de um conjunto de experiências para aprender e criar, articular percepções, imaginação, sensibilidade, conhecimento e a produção grupal ou individual (BRASIL, 1997).
Bueno (2008, p. 12) descreveu em sua obra uma proposta para exercitar a visão artística


... dar margem à criatividade numa proposta de criação. Estamos vivendo cada vez mais um engarrafamentode imagens – a tecnologia, a propaganda, a televisão, o cinema, a fotografia -, olhamos tudo e quase não enxergamos nada, o que nos leva a acreditar que deveríamos ter, na escola, paralela à alfabetização verbal, uma alfabetização visual, ou seja, deveríamos ser condicionados a “ver”, perceber, reconhecer, ler, contemplar; enfim... olhar.




Desenvolver a criatividade por meio da...
tracking img