O que encinar em artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Reconhecendo a importância da arte na formação e desenvolvimento das crianças e na construção de pessoas sensíveis, confiantes, transformadoras, que se percebam como únicas e valorizem sua forma de ser e perceber. Então é importante destacar que o trabalho aqui registrado entende arte como linguagem e conhecimento, portanto, fazer arte é uma das mais ricas formas de expressão de nossossentimentos, ideias e pensamentos. O ensino de Arte deve propiciar um espaço favorável ás descobertas realizadas pela criança, permitindo assimila-las, transforma-las e expressa-las de forma natural e prazerosa. Neste contexto uma das importantes finalidades desse trabalho é levar o professor a refletir sobre um plano no qual encontre possibilidade de ensinar/aprender arte de modo significativo ecompetente, pois a responsabilidade primordial do professor esta pautada em favorecer aos alunos, o acesso ao patrimônio histórico e artístico construído pela humanidade, sem perder de vista o cotidiano dos educadores e da comunidade escolar.


Palavras-chave: Arte. Linguagem. Ideias.


1 INTRODUÇÃO

Durante muitos anos, o ensino deArtes se resumiu a tarefas pouco criativas e marcadamente repetitivas. Desvalorizadas na grade curricular, as aulas dificilmente tinham continuidade ao longo do ano letivo. As atividades iam desde ligar pontos até copiar formas geométricas. A criança não era considerada uma produtora e, por isso, cabia ao professor dirigir seu trabalho e demonstrar o que deveria ser feito.

Nas ultimas décadas,essa situação vem mudando nas escolas brasileiras. Hoje, a tendência que guia a área é a chamada sociointeracionista, que prega a mistura de produção, reflexão e apreciação de obras artísticas. Infelizmente, ainda há professores trabalhando na chamada metodologia tradicional, que supervaloriza os exercícios mecânicos e as copias por acreditar que a repetição é capaz de garantir que os alunos fixemmodelos.

Só nos anos 1960, com o surgimento do movimento da Escola Nova, ideias modernizadoras começam a influenciar as aulas de Artes. Na época, a proposta era romper totalmente com o jeito anterior de trabalhar. Segundo esse modelo, batizado de escola espontaneísta, os professores forneciam materiais, espaço e estrutura para as turmas criarem e não interferiam durante a produção dosestudantes. Tudo para permitir que a arte surgisse naturalmente nos estudantes, de dentro para fora e sem orientações que pudessem atrapalhar esse processo. Achava-se que a criança tinha uma arte própria e o adulto não deveria interferir.

No Brasil, Ana Mae Barbosa formulou a metodologia da proposta triangular (inspirada em ideias norte-americanas e inglesas, recuperou conteúdos e objetivos que tinhamsido abandonados pela escola espontaneísta). Ela mostrou que o professor deveria usar o seguinte tripé em classe: o fazer artístico, a história da arte e a leitura de obras.

A Arte desenvolve a criatividade e outras habilidades, se os conteúdos são aprendidos. Mas o mesmo ocorre quando o aluno levanta uma hipótese na aula de Ciências ou pensa numa estratégia para um problema em Matemática. Acriatividade independe da disciplina.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais as aulas de Artes devem contemplar atividades de quatro linguagens: dança, artes visuais, teatro e musica.


2 PRODUÇÃO É CHANCE PARA ALUNO DESENVOLVER PERCURSO PROPRIO

A etapa da produção é a oportunidade de o aluno testar, conhecer e escolher diferentes cores, formatos, gestos, movimentos corporais e sons.É o momento de mostrar suas escolhas, mudar de ideia, decidir novamente. O estudante deve ter a chance de experimentar com diferentes formas e procedimentos para desenvolver um percurso próprio.

Durante as atividades de apreciação, a turma aumenta o repertório. Ao ampliar a variedade de produção que conhece e analisar, o aluno estabelece ligações com o que já sabe e constrói conhecimentos....
tracking img