Livros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE ACADEMICO-CIENTIFICO-CULTURAIS
LIVRO
INQUIETAÇÕES E MUDANÇAS NO ENSINO DA ARTE

















ALINE JÉSSICA FERNANDES EVANGELISTA, RA 1045146
LICENCIATURA EM ARTES



















São Paulo
2010
INQUIETAÇÕES E MUDANÇAS NO ENSINO DA ARTE
Ana Mae Barbosa
São Paulo: Cortez, 2007


Em seu livro a autora conta como a Arte-educação é vista no Brasil, e sobre as alterações e evoluçõesque aconteceram ou que deveriam acontecer no ensino da Arte lembrando que a aprendizagem da Arte é obrigatória pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, no entanto, essa obrigatoriedade não é suficiente para garantir a existência da Arte no currículo.

Mudanças que ocorreram no ensino da Arte
O ensino da Arte mudou nos seguintes aspectos:
- Maior preocupação com acultura e com a história
- Destaque na inter-relaçâo entre o fazer, a leitura da obra e a contextualização histórica, antropológica, social, e estética da obra. Só um saber consciente e informado torna possível a aprendizagem em Arte.
- Instruir positivamente no desenvolvimento cultural dos estudantes pelo ensino da Arte. A Arte na Educação como expressão pessoal e como cultura é um importanteinstrumento para identificação cultural e o desenvolvimento individual.
Por meio da Arte, é possível desenvolver a criatividade, percepção, imaginação, senso crítico, apreensão da realidade.
- Pretende-se ampliar a criatividade com leituras e interpretações de obras de Arte.
- Necessidade de alfabetização visual, onde não se restringe a análise da obra, mas, em que contexto está inserida.
-Compromisso com a diversidade cultural é enfatizada pela Arte-Educação pós-Moderna
- Reconhecer que o conhecimento da imagem é de fundamental importância para desenvolvimento da subjetividade e desenvolvimento profissional.
Transformações no ensino da Arte
Mesmo que a Arte seja uma disciplina de extrema importância, ela ainda não é vista como tal.
A defesa do ensino de Arte na escola já reuniu inúmerosargumentos, quase todos alheios ao processo que compreendem a atividade artística, seus produtos, ações e reflexões. Dentre os argumentos, podemos citar:
- Aprendizagem da Arte para desenvolvimento moral da sensibilidade e criatividade.
- Ensino da Arte como forma de recreação.
- Arte-Educação como artifício para ornamentação da escola.
- Arte como apoio da aprendizagem e memorização dos conteúdosde outras disciplinas.
- Arte como benefício para acalmar e relaxar.
As transformações nas concepções que tem orientado o ensino de Arte nas últimas décadas encararam o desafio de refletir sobre esses processos, que desfiguravam o conceito de Arte na educação. O ensino de Arte na escola não está em busca de soluções, mas de questionamentos.
Ensino da Arte, uma questão ou várias questões?
A Arte éum grande desafio, pois, nos coloca questões que nos permite aproveitar diversas áreas do conhecimento, ela desafia, questiona, e levanta hipóteses.
A Arte contemporânea é discutida por vários estudiosos e especialistas. Ela é complexa e consequentemente seu ensino também.
É indispensável investimentos na significação da Arte, do Artesanato e do design nas escolas, nas pesquisas, no artista e noeducador juntos, e rejeição da segregação cultural na educação como afirma Paulo Freire.
Nomenclaturas e conceitos
Na escola, ensinar e aprender são frutos de um trabalho coletivo. Os professores de Arte devem conhecer desde os conceitos essenciais da linguagem da Arte até a linguagem artística em que se trabalha. É preciso conhecer seu modo específico de percepção, como são construídos ossentidos a partir das leituras, como aprimorar o olhar, ouvidos e corpo.
Ana Mae Barbosa cita que para Perrenoud, o papel do educador é mediar objeto de conhecimento e o aprendiz. Uma mediação sempre será a articulação entre as histórias pessoais e coletivas dos aprendizes de Arte. O educador deve ser capaz de criar situações que possam ampliar a leitura e compreensão das pessoas, sobre sua cultura e...
tracking img