Violencia escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Violência nas escolas: causas e consequências

Andreia Lobo| 2008-04-16

Alunos desmotivados pelas perspectivas de desemprego. Visão negativa da escola. Responsabilidade social, puniçõesindividuais. Professores crispados pelas políticas educativas. São estas as principais causas da indisciplina e da violência nas escolas.

[pic]

"Há um contexto favorável à ocorrência de rebeliões", dizManuel Matos, investigador e docente na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade do Porto. A violência na escola é um assunto "velho" com uma nova visibilidade.

"Boa partedos alunos problemáticos não esperam nada da escola, estão lá apenas porque não têm outras alternativas e são forçados a isso", reflecte Manuel Matos. "A família obriga e o Estado não apresentaalternativa em termos de programas de trabalho."

Para o investigador, os fenómenos de indisciplina ou violência são gerados colectivamente. A turma constitui um colectivo. E portanto, "é difícilidentificar quem é o responsável". Embora o acto de indisciplina apareça encabeçado, "o protagonista não é necessariamente o principal responsável pela cena, porque a responsabilidade gera-se num contextocolectivo", alerta Manuel Matos.

Responsabilidade colectiva, sanções individuais?
Mas se a responsabilidade é colectiva, a sanção é normalmente individual. "Quando a opinião pública, os jornais e asautoridades responsáveis exigem a punição, evidentemente que o fazem em nome da exemplaridade do castigo, portanto, isso aponta para o ‘bode expiatório'", afirma o investigador. Resumindo: alguém tem deser responsável porque não se pode punir a turma inteira.

"Há um conflito entre a pedagogia e a lei." A escola deveria reger-se por princípios pedagógicos e não jurídicos, diz Manuel Matos, noentanto "as autoridades tendem a socorrer-se de mecanismos jurídicos porque supõem que na origem destes incidentes estão fenómenos sociais e não pedagógicos".

Ao mesmo tempo, critica o investigador,...
tracking img