A importancia da ferramenta gerencial balanced scorecard em relaçao à gestão de pessoas para a implementação da estratégia empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTANCIA DA FERRAMENTA GERENCIAL BALANCED SCORECARD EM RELAÇAO À GESTÃO DE PESSOAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Acimar de Oliveira
Edson Moura da Silva
(Orientador – Mestre em Administração; Especialista em Administração de Recursos Humanos; Psicólogo – edsonms@uai.com.br)


Resumo

As empresas atuam em um mercado globalizado turbulento, tendo clientes cada vezmais exigentes em um mercado em constante mutação. A evolução e o surgimento de novas ferramentas de gestão têm como objetivo precípuo facilitar e melhorar os resultados organizacionais. Dentre elas, surgiu na década de 1990 o Balanced Scorecard, sendo esta uma ferramenta gerencial utilizada como uma estratégia empresarial, que tem por objetivo precípuo traduzir em ações o que é necessário serfeito para alcançar resultados traçados no Planejamento Estratégico, por meio da gestão de pessoas. Tendo este trabalho o objetivo de demonstrar a importância da implementação do Balanced Scorecard nas organizações indiferente do porte ou natureza como ferramenta facilitadora em alinhar seus Stakeholders ao pensamento estratégico.

PALAVRAS-CHAVE: Balanced Scorecard. Estratégia empresarial. Gestãode pessoas.


1 INTRODUÇÃO

A administração científica nas empresas surgiu no século XX, inicialmente com as contribuições de Taylor e Fayol. Assim sendo, a profissionalização das organizações no contexto mundial é muito recente e vem evoluindo significativamente com surgimento de novas ferramentas para atender a demanda das mesmas.
Durante este período até os dias atuais surgiram teoriascontributivas com a evolução das organizações tais como, exemplificando; Administração Científica em 1903; Teoria Clássica da Administração em 1916; Teoria das Relações Humanas em 1932; Teoria da Burocracia em 1940; Teoria Comportamental em 1957; Desenvolvimento Organizacional em 1962; Teoria da Contingência em 1972.
Entre as teorias acima citadas pode-se exemplificar a Teoria das RelaçõesHumanas, do ano de 1932, tendo como responsável principal Elton Mayo (1932) Através dos resultados desta experiência pode-se constatar que outros fatores que não financeiros motivam e melhoram o desempenho das pessoas no trabalho. Como consequência as organizações obtêm melhores resultados.
A partir da década de 1990 surgiram novas ferramentas de gestão visando facilitar e melhorar o desempenho dasorganizações, principalmente pelo fato delas estarem em um cenário turbulento e exigente pelas pessoas. Dentre elas surge o Balanced Scorecard, como ferramenta facilitadora da implementação da estratégia organizacional. Como afirmam Kaplan e Norton (1997, p.81), “o ambiente da era da informação, tanto para as organizações do setor de produção quanto para os de serviços, exige novas capacidadespara assegurar o sucesso competitivo.”
Como afirmam Kaplan e Norton (1997, p.5), “as fronteiras nacionais deixaram de ser obstáculo à concorrência de empresas mais eficientes e ágeis.” Após a globalização a necessidade das empresas em manterem-se competitivas aumentou, tendo em vista a exigência para atender a um mercado cada vez mais concorrido. Para isto as empresas investem em recursostecnológicos, em boas práticas de gestão e nas pessoas.
Segundo Kaplan e Norton (1997) a intensa competição global exige que as empresas melhorem continuamente sua capacidade de oferecer valor aos seus clientes e acionistas.
Em um mercado globalizado, extremamente competitivo e exigente faz-se necessário que as organizações possuam um planejamento estratégico muito bem delineado para alcance dosresultados necessários para sua sobrevivência e preferencialmente crescimento. Tendo em vista esta necessidade as organizações buscam alinhar as pessoas a sua missão para alcançar tais resultados. Normalmente as organizações encontram dificuldades para alcançar os resultados através das pessoas, muitas vezes por falta de uma ferramenta facilitadora que traduza em ações o pensamento estratégico, por...
tracking img