Balanced scorecard

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Balanced scorecard

Introdução

Nos últimos anos, os métodos de avaliação de desempenho empresarial, apoiados apenas nos indicadores contábeis e financeiros, estão se tornando obsoletos, pois só mostram os resultados dos investimentos e das atividades, não contemplando os impulsionadores de rentabilidade em longo prazo.

Por isso, tem se falado muito dos conceitos e práticas do BalancedSocrecard, o qual foi concebido inicialmente como um instrumento capaz de mensurar o desempenho de uma organização com foco não apenas em indicadores financeiros.

Neste contexto, esse trabalho busca apresentar uma ferramenta de distribuição e controle de metas, que tem como idéia central desenvolver outros indicadores no sentido de definir claramente o desdobramento da estratégia empresarial naorganização.

A metodologia aplicada para elaboração deste trabalho constituiu-se dos seguintes passos...
• revisão bibliográfica sobre o tema;
• participação no evento BSC EXHIBITION realizado pela Fiber Consulting.;
• estudo da aplicabilidade e implementação nas empresas.

1. Evolução histórica do BSC

The Balanced Scorecard – Measures That Drive Performance foi o primeiroartigo publicado sobre o assunto em 1992 pela Harvard Business Review – HBR –sintetização das constatações do grupo de estudo.

Putting the Balanced Scorecard to Work, foi a segunda publicação também realizada pela HBR no ano de 1993, com enfoque na importância dos indicadores ligados a estratégia do negócio.

Somente a partir do ano de 1996, o BSC teve sua divulgação associada à implementação eexecução bem sucedida de estratégia organizacional, através do artigo Using the Balanced Scorecard as a Strategic Manangement System, também publicado pela HBR, no qual Kaplan e Norton – os pais do BSC – conectaram o conceito de painel de indicadores scorecards com a estratégia organizacional.

Em 1996, Robert Kaplan e David Norton publicaram o livro The Balanced Scorecard – TranslatingStrategic into Action.

2. Conceito e abrangências

O Balanced Scorecard é um instrumento que integra as medidas derivadas da estratégia sem menosprezar o desempenho passado, sob quatro perspectivas diferentes. Assim, esse modelo traduz a missão e a estratégia de uma empresa em objetivos e medidas tangíveis. As medidas representam o equilíbrio entre os diversos indicadores externos – voltados paraacionistas e clientes –, e as medidas internas dos processos críticos de negócios – como a inovação, o aprendizado e o crescimento. Robert Kaplan e David Norton.

O BSC nos diz onde devemos competir, que clientes devemos conquistar, o que é preciso fazer para criar valor para os clientes. Oferece uma visão do futuro e um caminho para chegar até ele.

O Balanced Scorecard não é uma ferramentadestinada a contadores, deve ser utilizada pelos executivos que precisam tomar uma série de decisões: a respeito de suas operações, de seus processos de produção, de seus objetivos, produtos e clientes.

O Balanced Scorecard é baseado em quatro perspectivas, formando um conjunto coeso e interdependente, com seus objetivos e indicadores se inter-relacionando e formando um fluxo ou diagrama de causa eefeito que se inicia na perspectiva do aprendizado e crescimento e termina na perspectiva financeira.

Perspectiva financeira

Avalia a lucratividade da estratégia. Permite medir e avaliar resultados que o negócio proporciona e necessita para seu crescimento e desenvolvimento, assim como para satisfação dos seus acionistas. Entre os indicadores financeiros que podem ser considerados, constamretornos sobre o investimento, o valor econômico agregado, a lucratividade, o aumento de receitas, redução de custos e outros objetivos de cunho financeiro que estejam alinhados com a estratégia.

Perspectiva do cliente

Identifica os segmentos de mercado visados e as medidas do êxito da empresa nesse segmento. Identificar os fatores que são importantes na concepção dos clientes é uma...
tracking img