Balanced scorecard

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS TORRICELLI
Administração

Bruno Henriques R.A: 209100213
Graziela de Lima R.A: 209100148
Iara da Silva R.A: 209100200
Irislâine Carvalho R.A: 209100132
Viviane Matias R.A: 209100107

“BalancedScorecard”.

Guarulhos, Março de 2011.

Balanced Scorecard
O Balanced Scorecard é conhecido como método de gestão estratégica através de indicadores equilibrados, que mais do que uma ferramenta para geração de indicadores, ela é utilizada para geração do planejamento estratégico das empresas e auxilia na liderança corporativa. Ele foi criado por professores de Harvard Business School, Robert Kaplan eDavid Norton em 1992, onde se encontrou uma dificuldade de “orientações adequadas para decisões que devem ser realizadas hoje e amanhã, para criar valor financeiro futuro e agregar valor à empresa”.
(citação direta livro pág. 151)
A falta de ajuda que os gestores atuais sentem em atender as prioridades de suas empresas atuais sejam elas o cliente, o acionista, os processos, a liderança e ainovação, fizeram esses americanos começarem a questionar uma forma de utilização de indicadores financeiros para suas gestões empresariais. Portanto se obtém dados sobre produtividade por funcionário, lucro, perdas, investimentos e retornos. Nessa metodologia estão incluídas a definição da estratégia empresarial, gerência do negócio, gerência de serviços e gestão da qualidade; itens implementadosatravés de indicadores de desempenho.
Com todos esses parâmetros citados os pesquisadores também necessitavam de respostas que preenchessem a seguinte lacuna: “apresentar instrumentos gerenciais para atender aos usuários da controladoria preocupados com o gerenciamento do futuro estratégico das organizações”. (citação direta pág. 151)
Ou seja, o Balanced Scorecard é: “um sistema de gestão quecomplementa as medidas financeiras do desempenho passado com as medidas dos fatores que impulsionam o desempenho futuro”. (citação direta pág. 151)

Histórico das avaliações.
Eras da qualidade:
• Era da inspeção voltada para o chão de fabrica, ou seja, para o operacional, ela colocava um funcionário da organização para inspecionar produto por produto acabado, nessa era a organização visava somenteos custos e lucros.
• Era do controle estatístico da qualidade preocupada com o processo de produção, era feita a inspeção em uma determinada peça do lote. Já nessa era a preocupação estava no processo do produto verificando as peças que saiam das maquinas.
• Era da garantia da qualidade marcada pela padronização, Apesar das vantagens da produção a padronização não significava garantia dequalidade. Essa era trazia benefícios para a fabrica, mas não era suficiente para que o produto tivesse uma boa qualidade.
• Era do balanced Scorecard onde se ver os indicadores de prazos de entrega aos clientes, qualidade e ciclo de processo na produção e eficácia no desenvolvimento de novos produtos. Voltado não somente para os indicadores contábeis e financeiros, mas para indicadores chaves que oajudem a definir as estratégias das empresas e assim obter sucessos.
É através deste contexto, que esse trabalho visa apresentar uma ferramenta de distribuição de controle de metas e objetivos: Balanced Scorecard.
Durante muito tempo as empresas utilizavam como método de avaliação do desempenho empresarial, somente os indicadores contábeis e financeiros, o que hoje em dia se tornou obsoleto,pois esses indicadores mostram somente os resultados dos investimentos e das atividades e além do mais não contempla a rentabilidade em longo prazo. Ou seja, quer dizer que as escolhas dos indicadores para a gestão da empresa não deve se restringir as informações econômicas ou financeiras, o que isso que dizer é que mesmos com esses fatores não quer dizer que a organização esteja alcançando...
tracking img