Balanced scorecard

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4823 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SÉRIE EMPRESARIAL GUIA LJP e-ZINE PARA BALANCED SCORECARD

Balanced Scorecard

LJP e-ZINE – A Revista Eletrônica da Gestão

SÉRIE EMPRESARIAL

BALANCED SCORECARD
e-Book1a. Edição Junho 2002

©LAURO JORGE PRADO 84.200-000 - Rua Curitiba, 427 - Jardim N. S. Fátima - Jaguariaíva, PR Tel.:(43) 535-1471 - Fax.: (43) 535-2418 Edição especial para distribuição pela internet.

Home PageLJP e-Zine http:/lauroprado.tripod.com/ezine/ e-mail lauroprado@uol.com.br

http://lauroprado.tripod.com/ezine/

4

BALANCED

SCORECARD

A minha esposa Ione e aos meus filhos Guiherme e Renata, que são a razão pelo qual eu encontro forças para concluir trabalhos como este.

lauroprado@uol.com.br

5

“IN GOD WE TRUST, ANYBODY ELSE BRING DATA!” Edward Deming

RESUMO BalancedScorecard é um dos melhores métodos de gestão que apareceu nos últimos anos. No ano de 2002 está completando 10 anos da apresentação do Balanced Scorecard ao mundo por Robert Kaplan e David Norton, através da publicação do artigo “The Balanced Scorecard – Measeures that drive performance” (Balanced Scorecard – medidas que impulsionam o desempenho) na conceituada revista Harvard BussinessJaneiro-Feveiro de 1992. Criada para resolver problemas de avaliação de desempenho, porém a ferramenta se mostrou capaz na ajuda para implementação de novas estratégias nas empresas e na criação de valor para o cliente, transformando-se numa ferramenta gerencial e estratégica de sucesso. Não é por acaso que a Harvard Business em 1997 disse que o Balanced Scorecard era uma das descobertas mais importantes domundo dos negócios dos últimos 75 anos. Por ser um assunto cativante eu resolvi escrever um e-book com a intenção de apresentar a vocês caros leitores, um pouco do que é, qual a relação com outras ferramentas e como implantar o Balanced Scorecard. O e-book está dividido em quatro capítulos onde destaco o poder da ferramenta, sua origem, como implantar e onde usar o Balanced Scorecard para melhorar avida em nossa volta. Embora existam muitas publicações sobre o assunto, eu apresento a vocês este trabalho de pesquisa. Boa Leitura. Lauro Jorge do Prado Palavras-chave: Balanced Scorecard, Estratégia, Gestão, Desempenho, Finanças e Controle.

LJP e-ZINE – A Revista Eletrônica da Gestão

Apresentação
Administrar uma empresa é conduzi-la por caminhos cheios de obstáculos e perigos a cadainstante. O diferencial entre uma e outra empresa está na forma de como o administrador domina as ferramentas de controle que lhe serve de instrumento para guiálo. É muito comum hoje em dia notícias de tropeços de empresas que se arriscaram e se deram mal porque não souberam avaliar certos aspectos que envolvem a difícil condução num mar de competição e riscos. A escolha e a compreensão de comofunciona a ferramenta gerencial é fundamental para uma organização, não adianta ter a ferramenta e não saber quando e como usá-la. O sucesso de um empreendimento está no seu propósito principal, naquilo que está definido na sua missão e visão, na sua definição estratégica. Ter um produto revolucionário, com um ótimo preço e com uma qualidade acima da concorrência, pode fazer a diferença, porém não étudo. Há necessidade de entender como funciona o complexo empresarial, o processo da organização, e dotá-la de instrumentos que indiquem a cada momento como está a empresa e dê meios para que cada responsável em cada atividade na empresa possa corrigir o rumo com agilidade e eficácia.

Figura 1 : Organização - Pensamento Estratégico http://lauroprado.tripod.com/ezine/ 8

BALANCED

SCORECARDO que se vê ainda nas empresas é uma forma míope de administrar, onde a gerencia financeira vai por um caminho – o do controle e a gerencia operacional por outro, havendo a necessidade de reformulação de perfil onde passa por um alinhamento e cumplicidade necessária entre as duas gerências. Não precisa a gerencia de produção fazer um curso de finanças, há necessidade tanto um como ou outro...
tracking img