A escola e o ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ESCOLA E O ENSINO: O NÚCLEO DA DIDATICA

A ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA: A GRAMÁTICA ESCOLAR
Se fosse possível algum estudante voltar alguns séculos atrás em uma viagem pelo tempo veria que o ambiente de sala da aula se mostraria familiar mesmo com o decorrer do tempo, com algumas diferenças. No entanto se recuasse muito tempo, quinhentos anos, não seria mais tão simples assim, mesmo quenesta época também houvesse educação se dava de forma bem diversa.
A escola tal com conhecemos hoje começou a ser criada na Europa ocidental em meados do século quinze. Nesta época a infância começou a ser entendida como uma época particular, distinta da idade adulta.
Começaram a pensar que as crianças deveriam viver de forma separada, resguardadas, protegidas das tentações dos adultos. Amaneira encontrada foi manda-las para a escola, uma instituição própria criada para melhor prepara-las para a vida futura. Onde poderia aprender ensinamentos morais e virtudes cristãs.
Nestes últimos quinhentos anos, portanto, a escola que hoje conhecemos foi sendo estruturada aos poucos. Primeiro para um pequeno grupo e depois para quase todas as pessoas, por um processo em que os governospassaram a organizar sistemas nacionais de ensino.
Hoje o que chamamos de escola ou sistema escola é algo parecido no mundo todo. Instituições verdadeiramente globais, com algumas semelhanças, sala de aula, professor, alunos, o agrupamento por idade e por grau de conhecimento, programas e currículos aprovados oficialmente, traduzidos depois em manuais escolares os ciclos curtos de avaliação, abusca dos melhores métodos de ensino, a rígida distribuição de horários, alguns autores dão o nome de gramatica escolar estas semelhanças no funcionamento do ensino e da escola no mundo. É como se houvesse um arranjo obrigatório , como sujeito e predicado. A sintaxe da escola é praticamente invariável, si tornando semelhante no mundo todo.
Estes conjuntos de mecanismos, que passavam e aindapassa pela publicação de livros e revistas, organização de conferências e encontros internacionais de educadores e administradores públicos, intercâmbio de especialistas por todo o mundo constituiu o que deveria ser pensado como os melhores meio de se estender a escolarização para o maior numero de pessoas em todos os países.
O conjunto de disciplinas ou áreas de estudo que compõem o currículoescola é bastante semelhante e a duração das aulas também. Nos países ditos desenvolvidos, tem jornadas de seis a oito horas diárias de estudo. Também há similaridade dos métodos de ensino, materiais didáticos e das propostas pedagógicas. Certas propostas pedagógicas eram escolhidas, por parte dos especialistas envolvidos nos mecanismos de difusão desse modelo como a sociedade de referências. É claroque esses modelos não são completamente idênticos em todos os países do mundo, pode se constatar grau de diferenças e especificidades em cada caso particular. A importação dos modelos pedagógicos se faz de acordo com as particularidades de cada situação de cada pais, isso depende da s circunstâncias politicas locais. Dos sistemas escolares que caminham no sentido de constituição de sistemasescolares bastante parecidos.

DIDÁTICA A E OS SENTIDOS DE ENSINAR
A palavra didática tem sua origem no verbo didasko, que significa ensinar ou instruir. Significa o tratamento dos “preceitos científicos que orienta a atividade educativa de modo a torná-la eficiente”. “a arte de transmitir conhecimento; técnica de ensinar”.
Tradicionalmente costuma-se dizer que a didática foi fundada por umeducador da Europa central, chamado Comenius. Ele publicou uma obra centra chamada didática magna: trata da arte universal de ensinar tudo a todos. Até hoje ainda se encontra alguns ecos, se não das propostas pedagógicas de Comenius, pelo menos da sua pretensão.
A proa da nossa didática será investigar e descobrir o método segundo o qual os professores ensinem menos e os alunos...
tracking img