O processo de ensino na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O processo de ensino na escola

O processo de ensino caracteriza-se por combinar conteúdos, objetivos, métodos e formas de organização de ensino, tendo em vista, a assimilação ativa dos alunos. As características do processo de ensino que estão relacionadas ao ensino tradicional, o professor passa a matéria, os alunos recebem e reproduzem mecanicamente o que foi absorvido,sendo subestimada a atividade mental dos alunos, privando-os de desenvolverem suas capacidades cognoscitivas.
É dada também importância matéria que está no livro, sem preocupação alguma em torná-la mais viva e significativa para os alunos. Além disso, uma aprendizagem sólida e duradoura do que é ensinado, é mais aproveitável do que uma grande quantidade de conhecimentos. Por essa razão éindispensável que o professor domine bem a matéria, para que possa selecionar o que é realmente básico e indispensável para o desenvolvimento da capacidade de pensar doa alunos.
O ensino somente transmissivo não cuida de verificar se os alunos estão preparados para enfrentar uma nova matéria, e muitas vezes, de detectar dificuldades individuais da matéria, com isso, os alunos acumulamdificuldades, indo assim em direção ao fracasso. O verdadeiro ensino, ao contrário, busca a compreensão e a assimilação sólida das matérias, ligando o conhecimento novo ao que já se sabe.
Devemos entender que no processo de ensino, o conjunto de atividade organizadas do professor e dos alunos, visa alcançar determinados resultados. Consideremos algumas características deste processo:O ensino é um processo, ou seja, caracteriza-se pelo desenvolvimento e transformação progressiva das capacidades intelectuais dos alunos, em direção ao domínio dos conhecimentos e habilidades. O processo de ensino visa alcançar determinados resultados em termos de domínio de conhecimentos, habilidades, hábitos, atitudes e convicções.
O ensino tem por tanto, como principal funçãoassegurar o processo de transmissão e assimilação dos conteúdos escolares, através desse processo, o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas dos alunos. O que são os conteúdos escolares? São conhecimentos sistematizados, selecionados das bases da ciência e dos modos de ação acumulados pela experiência social da humanidade, e organizados para serem ensinados na escola. O que são capacidadescognoscitivas? São as energias mentais disponíveis nos indivíduos, ativadas e desenvolvidas no decorrer do processo de ensino em estreita relação com os conhecimentos.
O ensino tem um caráter bilateral em virtude de que se combina a atividade do professor (ensinar) com a atividade do aluno (aprender). A escola deve prover aos alunos conhecimentos sistematizados que, contribuindo para seudesenvolvimento intelectual na medida em que esses conhecimentos são assimilados as habilidades e hábitos, são desenvolvidas as capacidades cognoscitivas, indispensáveis para a independência de pensamento e o estudo ativo.
A aprendizagem, em um sentido geral, qualquer atividade humana praticada no ambiente em que vivemos pode levar uma aprendizagem, portanto as pessoas estão sempreaprendendo em casa, na rua, no trabalho, na escola, nas múltiplas experiências da vida.
Podemos distinguir a aprendizagem casual da aprendizagem organizada. A aprendizagem casual, que é sempre espontânea, surge naturalmente da interação entre as pessoas com o ambiente em vivem, ou seja, pela convivência social. A aprendizagem organizada tem por finalidade especifica aprender determinadosconhecimentos, habilidades, normas de convivência social, sendo na escola onde são organizadas as condições especificas para a transmissão e assimilação de conhecimentos e habilidades. A aprendizagem escolar é, um processo de assimilação de determinados conhecimentos e modos de ação física e mental, organizados e orientados no processo de ensino.
O processo de assimilação ativa, é um...
tracking img