A escola e o ensino da leitura:

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ESCOLA E O ENSINO DA LEITURA:

Formação de leitores críticos na sociedade atual

INTRODUÇÃO

A relevância da escrita como um fator possibilitador do desenvolvimento cognitivo do indivíduo e da sua inserção social nas sociedades letradas, há muito tem sido identificada e discutida por pesquisadores e educadores. Neste cenário, o papel do ensino da leitura e da escrita destaca-se, já que éna escola que o contato com o sistema de escrita ocorre de forma sistematizada. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica do tema ensino de leitura, a fim de se fazer uma reflexão sobre qual tem sido a contribuição desta instituição na formação de leitores críticos e reflexivos, na sociedade atual. Reflexão esta, norteada pela seguinte questão: será que aescola tem favorecido o desenvolvimento de sujeitos-leitores?

Deste modo, serão tecidas breves considerações acerca do objetivo original do projeto de alfabetização nas sociedades industrializadas e suas implicações sobre o ensino de leitura na atualidade, discutindo-se o papel da sociedade, da escola e do professor na concretização de um projeto social de leitura à luz do confronto das concepçõesdos teóricos abordados.

É partindo também dessas perspectivas teóricas que se tecem comentários sobre a formação de professores e suas condições de vida e trabalho, apontando-se a mudança de concepção de leitura por parte destes profissionais, aliada às mudanças destas outras duas variáveis acima citadas, como uma das saídas para a superação do problema da formação de leitores na escola.

1- ALEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA BREVE DISCUSSÃO

A leitura é uma atividade de um elevado grau de importância para a vida do homem em sociedade. Em virtude disso, muitas discussões têm surgido em torno de sua importância para a formação de leitores e de cidadãos críticos, bem como em torno da prática de ensino de língua materna. Isso se justifica devido ao fato de que a leitura possibilita aohomem a inserção e participação ativa no meio social e, por isso, essa prática deve ser desenvolvida desde cedo e, primordialmente, no âmbito escolar.

Delmanto (2009) ressalta que a escola deve ter a preocupação cada vez maior com a formação de leitores, ou seja, a escola deve direcionar o seu trabalho para práticas cujo objetivo não seja apenas o ensino de leitura em si, mas desenvolver nosalunos a capacidade de fazer uso da leitura (com também, da escrita) para enfrentar os desafios da vida em sociedade e, a partir do conhecimento adquirido com essa prática e com suas experiências, continuar o processo de aprendizado e ter um bom desempenho na sociedade ao longo da vida. A autora ainda acrescenta que diante das diversas transformações com as quais convivemos, a escola precisa, mais doque nunca, fornecer ao estudante os instrumentos necessários para que ele consiga buscar, analisar, selecionar, relacionar e organizar as informações complexas do mundo contemporâneo.

Nesse sentido, compreendemos que a leitura é um processo que não está limitado apenas ao âmbito escolar ou somente um meio para obter informações, mais do que isso, a ela deve ser uma prática que todos possamusá-la na própria convivência com o meio social. Entretanto, o que observamos é que, em muitas escolas, a leitura ainda é desenvolvida a partir da influência de muitos modelos tradicionais ou concepções errôneas de leitura. Solé (1996, p.33) discorre sobre essa problemática e esclarece que o problema do ensino de leitura na escola não se situa no nível do método, mas na própria conceituação do que éleitura, da forma em que é avaliada pelas equipes de professores, do papel que ocupa nos Projeto Curricular da escolar, dos meios que se arbitram pra fortalecê-la, naturalmente, das propostas metodológicas que se adotam para ensiná-la.
O posicionamento da autora esclarece e ratifica o que dissemos anteriormente que muitas concepções ultrapassadas ainda perduram no método de ensino das escolas,...
tracking img