Projeto "xeque mate"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA MUNICIPAL 04 DE JULHO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA







XEQUE




MATE





















JURUENA- MT
JANEIRO DE 2012
PROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA



TÍTULO
XEQUE MATE



AUTOR:
MÁRCIO NARDO FERNANDES


DISCIPLINA:
EDUCAÇÃO FÍSICA






PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
FEVEREIRO Á DEZEMBRO DE 2012








SÉRIE7° A, 7º B, 8º A, 8º B, 9º A e 9° ANO B








TEMA


XADREZ NA ESCOLA











NOME DA ESCOLA


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 04 DE JULHO









ENDEREÇO DA ESCOLA

RUA PRIMAVERA S N° BAIRRO- VILA NOVA



1 JUSTIFICATIVA






2 O jogo de xadrez será mais uma alternativa pedagógica para os estudantes das escolas públicas de MatoGrosso. Proposta que trata desse assunto já esteve em tramitação na Assembléia Legislativa.

Uma pesquisa encomendada pelo Clube do Xadrez revela que o jogo é capaz de potencializar em até 25% o raciocínio lógico, desenvolvendo a capacidade de concentração, observação, reflexão e análise de problemas.
Na União Soviética, Alemanha e Argentina, desde o início do século XX, houve oexperimento com o xadrez nas escolas. Recentemente, a prova com o jogo de xadrez nas escolas foi abraçada também em Cuba e na Venezuela.
Em nível nacional, o Ministério do Esporte, em parceria com o Ministério da Educação, implantou o projeto “Xadrez nas Escolas”, em 2007. O projeto piloto foi implantado em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco e Piauí. O ensinamento teórico e práticodo xadrez foi aplicado durante três meses em 40 escolas, com um atendimento de 160 estudantes cada uma.
O xadrez é considerado uma sublime criação do ser humano, se difundindo desde sua origem incerta (Há quem diga que foram os árabes, outros dizem que houve participação dos egípcios e dos persas. Alguns afirmam ter sido criado na China, séc. III AC ou Índia, Séc.IV, de nossa era) por todasas culturas e países do mundo inteiro.

Segundo Luis Loureiro, “(...) Alguns projetos de pesquisa médica clássica e moderna buscaram descobrir as qualidades especiais do enfoque de um enxadrista e estabelecer um método de comparação de características psicológicas de quem o pratica, discriminando e explicando seu funcionamento (...). Acredita-se também que o xadrez levaria a criança a se avaliarante tudo na vida e considerar as conseqüências de seus atos, adquirindo consciência de responsabilidade e causalidade (causa e efeito)”.

O jogo possibilita um inerente desafio de criatividade, e também enquanto esporte envolve os adversários em luta direta a partir de condições iguais, sob regras previamente definidas, dispensando a exigência de qualquer biótipo físico, não valorizandoqualquer competidor por ser naturalmente mais rápido, mais alto, ou mais forte do que outro concorrente. Varias habilidades podem ser estimuladas (imaginação, memória, pensamento lógico, perseverança, organização pessoal, motivação, concentração, etc...). Esse é um longo e complicado processo e que começa bem cedo na vida de qualquer um. Daí a importância da educação e, nesse sentido, os jogos podem serótimas ferramentas em busca de um objetivo maior. Pedagogicamente o Xadrez escolar é considerado de elevada importância e poderia até mesmo fazer parte do currículo escolar.
Em uma época na qual os conhecimentos nos ultrapassam em quantidade e a vida é efêmera, uma das melhores lições que a criança pode obter na escola é como organizar seu pensamento, e acreditamos que esta valiosa liçãopode ser obtida mediante o estudo e ao xadrez.










Objetivo Geral


Ampliar a pratica deste instrumento pedagógico entre a população escolar, favorecendo assim uma melhoria na harmonia intelectual, educacional para a população escolar e extra-escolar.  






Objetivos Específicos


Ensinar xadrez para estudantes do ensino fundamental, como opção de...
tracking img