Efeito hall

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Professor Paulo Rocha

GUARULHOS
Junho de 2012

Índice


Item Página

Objetivo 3

Introdução Teórica 3

Características 5Raiz de 3 5

Bibliografia 6

1.
OBJETIVO
Compreender toda a parte de geração de energia em sistemas trifásicos e suas características de defasagem.

2. INTRODUÇÃOTEÓRICA
A maior parte da geração, transmissão e utilização em alta potência da energia elétrica envolve sistemas trifásicos, ou seja, sistemas nos quais são disponíveis diversas fontes de mesmaamplitude com uma diferença de fase entre elas. Por possuir vantagens econômicas e operacionais, o sistema trifásico é o mais difundido.
Uma Fonte Trifásica é constituída de três fontes de tensões iguaisdefasadas 120° uma da outra. As figuras abaixo apresentam o esquema de um gerador trifásico com as tensões produzidas

Supondo o rotor girando no sentido anti-horário com 3600 rpm (f = 60 Hz) seucampo
magnético corta os rolamentos do induzido, induzindo neles as tensões senoidais ilustrados na figura. Estas tensões atingem seus valores máximos e mínimos com uma distância de 1/3 de um período,ou seja, com uma defasagem de 120°, e isto devido ao deslocamento espacial de 120° dos enrolamentos do induzido.
Como resultado, visto que as bobinas são iguais (mesma seção e mesmo número deespiras), o alternador produz 3 tensões de mesmo valor eficaz com uma defasagem de 120 ° entre elas.

3. CARACTERISTICAS:

Permite transmissão de potência de forma mais econômica.

Em sistemastrifásicos o módulo do campo girante total é constante, o que não ocorre em outros sistemas polifásicos (todos os sistemas polifásicos com n × 3 fases apresentam esta característica, mas com n>1 estessistemas não são interessantes economicamente).
A potência p(t) é constante (no monofásico é pulsante).

4. RAIZ DE 3
Definição: Trata-se de um sistema constituído de 3 senóides com valor...
tracking img