Efeito hall

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Neste trabalho veremos que o efeito hall foi descoberto por um físico americano que ao realizar experimentos, percebeu que ao colocar um condutor elétrico e um campo magnéticoperpendicular a direção da corrente elétrica, ocorre uma diferença de potencial elétrico que surge nas extremidades do condutor quando submetido a um campo elétrico. Esse efeito acontece porque as cargastendem a se desviar de suas trajetórias por causa da força de Lorentz.

EFEITO HALL

Em 1879, um físico americano chamado Edwin Herbert Hall através de uma experiência feita em seu doutorado, percebeuum fenômeno físico que hoje é extremamente útil na indústria microeletrônica.
Na época já se sabia que quando um fio possuía corrente elétrica e era exposto a um campo magnético, o mesmo gerava umaforça que fazia com que seu movimento se alterasse.
Porém, Edwin Hall percebeu algo a mais em seu experimento, viu que ali estavam presente tanto cargas positivas quanto cargas negativas, e as mesmascriavam um campo magnético perpendicular ao campo criado pela corrente principal. É esse fenômeno levou o nome de “efeito hall” em sua homenagem.
O efeito hall acontece devido à corrente em umcondutor. Porém quando um campo magnético está presente, e esse campo é perpendicular a direção do movimento das cargas, essas cargas conhecidas como elétron, em movimento criam uma força chamada força deLorentz.
Esses elétrons vão ser submetidos a força de Lorentz por:

Onde -e é a carga, v é a velocidade e B é o campo magnético gerado pelos elétrons.
Essa força causa um deslocamento nos elétrons,e esse deslocamento causa uma tensão chamada tensão Hall. Com essa tensão surge um campo elétrico.
Uma característica importante do efeito Hall é que ele consegue diferenciar as cargas. As cargaspositivas se movem em uma direção e as cargas negativas se movem na direção oposta. O efeito Hall provou também, através de experimentos, que as correntes elétricas em metais são transportadas por...
tracking img