Vitamina b 12, cobalto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alimentos fonte de Vitamina B12
Por: Tatiana Zanin[->0] (Nutricionista)
publicidade
A vitamina B12, também chamada de Cobalamina, atua na prevenção e combate da anemia, mantém ascélulas vermelhas e nervosas do sangue saudáveis e ajuda também no metabolismo de gordura.
Alimentos ricos em Vitamina B12
As principais fontes alimentares de vitamina B12 são:
· Levedode cerveja
· Iogurte
· Cereais integrais enriquecidos (os alimentos de origem vegetal não contêm a vitamina B12)
· Leite
· Batata
· Peixes (atum, truta, bacalhau e salmão)
·Ovos
· Carnes e geral (suína, bovina e de aves)
· Abacate
A carência de vitamina B12 é comum em casos de anemia perniciosa[->1], síndrome de má absorção, hipotiroidismo, baixaprodução de ácido clorídrico pelo estômago e e em pessoas com dietas estritamente vegetarianas.
A cobalamina (Vit. B12), é absorvida no intestino e armazenada principalmente no fígado,aquela que não está circulante no sangue.

Cobalto
publicidade

A dose diária recomendada de cobalto é de 1µg. Ele pode ser encontrado nas seguintes fontes alimentares: carnes, peixes,amendoim, ervilha e no leite. O cobalto é um nutriente importante pois favorece o desenvolvimento dos glóbulos vermelhos no sangue.

A deficiencia de cobalto (vitamina B12) no sanguegera fadiga crônica, falta de resistência física, perda de sensibilidade, depressão mental, parestesia, anemia e macrocitose.

A suplementação de cobalto está especialmente indicadapara indivíduos hipertensos, que sofram com espasmos arteriais, hemorróidas, enxaqueca, soluço e espasmos musculares.

O excesso no consumo de cobalto pode gerar a papeira e problemascardíacos. O cobalto é um oligoelemento que compõe a vitamina B12, muito importate para indivíduos que sofrem com anemia.




[->0] - /tatiana-zanin/
[->1] - /anemia-perniciosa/
tracking img