Historia do pvc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História do PVC
O desenvolvimento das resinas de PVC teve inicio em 1835, quando Justus Von Liebig descobriu o monômero cloreto de vinila (MVC), um gás à temperatura ambiente com ponto de ebuliçãoigual a -13,8°C. A descoberta de Liebig fez-se por meio da reação do dicloroetileno com hidróxido de potássio em solução alcoólica. Entretanto, foi um dos alunos de Liebig, Victor Regnault, oresponsável pela publicação de um artigo em 1839 relatando a observação da ocorrência e um pó branco após a exposição de ampolas seladas preenchidas com o MVC à luz solar Regnault pensou que esse pó fosse PVC,mas estudos indicaram tratar-se de poli (cloreto de vinilideno). O primeiro relato da polimerização autêntica de um haleto de vinila foi feita por A. W. Hoffman em 1860, que notou a mudança do brometode vinila para uma massa esbranquiçada sem mudança composicional.
O primeiro registro da polimerização do MVC e obtenção do PVC ocorreram em 1872. E. Baumann detalhou a mudança do MVC induzida pelaluz para um produto sólido branco, que imaginou ser um isômero do monômero. As propriedades dessa substância, descritas por ele, coincidem com as propriedades apresentadas pelo PVC.
Em 1912, FritzKlatte descobriu o procedimento básico para a produção comercial do PVC na empresa para a qual trabalhava, a Chemsiche Fabrik Griesheim-Elektron. Klatte descobriu os meios para a produção do MVC porintermédio da chamada rota do acetileno, pela reação desse gás com o cloreto de hidrogênio. A importância da descoberta de Klatte advém da necessidade da indústria alemã de utilizar o acetilenodisponível devido ao excesso de carbureto de cálcio, que na época deixava de ser utilizado na iluminação pública. Klatte descobriu ainda, em 1915, a polimerização do MVC via radicais livres, por meio deiniciadores tipo peróxidos orgânicos.
De 1912 a 1926 a indústria alemã Chemische Fabrik Griesheim-Elektron não obteve sucesso na tentativa de construir equipamentos capazes de processar o PVC, apesar...
tracking img