Paulo mendes da rocha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Paulo Mendes da Rocha

Paulo Mendes da Rocha nasceu em Vitória no estado do Espirito Santo no ano de 1928. Filho de um engenheiro naval formou-se arquiteto urbanista pela Universidade Mackenzie em São Paulo em 1954. Com incrível destaque, vence aos 29 anos o concurso para o Ginásio do Clube Atlético Paulistano, obra que lhe da às honrarias e o prêmio Presidência da República da 6º BienalInternacional de São Paulo. Formando a partir de então com o arquiteto Vilanova Artigas a aclamada ‘escola paulista’ de arquitetura. Ingressando posteriormente no corpo docente da Universidade de São Paulo, a FAU USP.

O trabalho do arquiteto Paulo Mendes da Rocha destaca-se pelo uso massivo do concreto, e todas suas possibilidades estéticas e funcionais. Além de integrar o entorno e a natureza juntoao projeto, dando fluidez ao cotidiano dos habitantes. Os espaços internos e externos relacionam-se proporcionando grande integração sócio-ambiental, fundamental para ele como arquiteto. Ele vê a arquitetura como uma transformação do lugar, onde o desafio é justamente criar e dar novas possibilidades de moradia, integração e soluções urbanas e estéticas.

Ginásio do Clube Atlético Paulistano Umdos primeiros projetos de Paulo Mendes e já premiado no ano de 1954. O projeto do ginásio encanta pelo visual bruto que o concreto oferece e pelas suas aberturas para entrada de luz. A leveza dos apoios em torno do ginásio é outro fator que nos leva a questionar como tal estrutura consegue manter-se em pé contrapondo o peso aparente que o concreto tem. Croqui do projeto

Foto Aerea do Projeto Foto da estrutura externa

Foto do espaço interno

Ficha técnica: Localização: São Paulo-SP Ano: 1961 Projeto de arquitetura: Paulo Mendes da Rocha

A Casa Butantã

A Casa Butantã, na verdade são duas casas gêmeas, com estrutura e planta praticamente iguais, projetadas pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha para si mesmo e para sua irmã, no bairro Butantã em São Paulo. Foram projetadas eexecutadas entre 1964 e 1966, auge do acirramento do clima político no Brasil. Neste período estava em discussão o modelo de desenvolvimento a ser seguido pelo país e, neste contexto, debatia-se também o uso dos pré-moldados na arquitetura. Paulo Mendes da Rocha disse que as casas do Butantã foram pensadas como “um ensaio de peças pré-fabricadas”.

Localizadas lado a lado, cada residência écomposta por um único pavimento elevado, correspondente à cota mais alta do terreno. Cada casa fica apoiada sobre quatro pilares, criando um patiozinho estrategicamente protegido, onde ficam a garagem e serviços. Grandes faixas contínuas e escadas de acesso às portas de entrada ao pavimento superior repetem-se igualmente, em ambos os lados. A estrutura modulada com detalhamento mínimo: um só caixilhopara todas as aberturas, o sistema estrutural simples com apenas quatro pilares, duas vigas mestras e lajes nervuradas são índices da racionalidade que o arquiteto imprimiu a este projeto. O programa contempla uma planta com sistema tripartido com organização por setores: áreas social, íntima e de serviço.

Como mais tarde, Mendes da Rocha faria na Casa Gerassi, as áreas de circulaçãointermediárias são diluídas, promovendo uma maior integração entre o setor íntimo e social da casa. Também chamam a atenção: a ausência de janelas nos quartos, as paredes que param a meia altura e os móveis fixos. Com divisões não tão nítidas, é uma casa que se volta para dentro. Pode-se dizer que as Casas do Butantã foram um ensaio para a realização da Casa Gerassi, também em São Paulo, mais de vinte anosdepois.

Ficha técnica: Localização: São Paulo-SP Ano: 1964/1966 Área: 760 m² terreno - 250 m² construída Número de pavimentos: 2 Projeto de arquitetura: Paulo Mendes da Rocha Fotos: Nelson Kon e Santiago Carvajal

Casa Antonio Gerassi

Esta casa foi projetada por Paulo Mendes da Rocha para a família do engenheiro Antônio Gerassi. Localizada em São Paulo, a residência destaca-se por...
tracking img