Paulo mendes da rocha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PAULO MENDES DA ROCHA

Trabalho de Conclusão de Semestre Curso apresentado à Disciplina de História da Arquitetura e Urbanismo Brasileiros no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Cruzeiro do Sul.



São Paulo, SP 2012

AGRADECIMENTOS

Em especial, aos colegas de turma que sempre nos ajudam nas horas difíceis e no meio da madrugada.

RESUMO

Estudo acadêmico com ointuito de conhecer o perfil e obras do Arquiteto Paulo Mendes da Rocha, renomado arquiteto brasileiro ainda em atividade, destacando sua biografia, formação, obras e projetos.

Palavras-chave: Paulo Mendes da Rocha, Escola Modernista Paulista, Arquitetura Modernista.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ........................................................................................... 05 2.BIOGRAFIA ................................................................................................. 06 3. ANÁLISE CRÍTICA .................................................................................. 08 4. HISTÓRICO DO MOVIMENTO .......................................................... 10 5. RELAÇÃO COM MOVIMENTOS ANTERIORES ..................... 11 6. CONTEXTO SÓCIO-POLÍTICO........................................................ 13 7. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS .................................................. 15 8. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS E MORFOLÓGICAS ....... 17 9. CARACTERÍSTICAS ESTILÍSTICAS ............................................. 18 10.PRINCIPAIS OBRAS – FICHAS TÉCNICAS ............................. 19 11.CONCLUSÃO............................................................................................. 27 12.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................... 28 13.REFERÊNCIAS DAS IMAGENS....................................................... 30

5

1. INTRODUÇÃO

Ao projetar mais a partir dos programas do que das formas, Mendes da Rocha reafirma sua posição humanista, postulando a arquitetura como uma forma peculiar depensamento e conhecimento da realidade. Nesse sentido foge do funcionalismo estrito, entendendo a construção como materialização provisória de desejos e jogos de sedução, mais do que determinações categóricas. Em suas palavras, a arquitetura é uma atividade que deve sempre amparar a imprevisibilidade da vida. Com notório reconhecimento foi o segundo arquiteto brasileiro a conquistar o prêmio.PRITZQUER – considerado um Nobel da Arquitetura. "Embora poucos de seus prédios tenham sido feitos fora do Brasil, as lições para aprender de seu trabalho, tanto quanto arquiteto praticante quanto como professor, são universais", disse o presidente da Fundação Hyatt , Thomas J. Pritzker. "Seus materiais de concreto, que são sua assinatura, e seus métodos de construção inteligentes e notavelmente diretos,criam prédios poderosos e expressivos reconhecidos internacionalmente", disse o júri do Pritzker Podemos dizer que o concreto liso de Paulo Mendes reflete a seriedade de São Paulo e que o concreto curvo de Niemeyer traduz a excitante Rio de Janeiro.

6

2. BIOGRAFIA

Paulo Archias Mendes da Rocha nasceu em Vitória, Espírito Santo em 1928. Vivenciou várias fases da nossa História Brasileiracomo os reflexos da crise de 1929 e a revolução em São Paulo em 1932. Em 1954 formou-se na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo, fazendo parte de uma de suas primeiras turmas. Nessa época Paulo Mendes da Rocha – como é mais conhecido - passou a participar na faculdade, de um grupo de colegas que interessavam-se na arquitetura moderna. Era filhode Paulo Menezes da Rocha, um engenheiro de portos e vias navegáveis, diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – Poli/USP entre os anos de 1943 e 1947. Em 1955 abre seu escritório em São Paulo, tendo como grande influenciador de sua arquitetura o arquiteto Vilanova Artigas desde o seu primeiro grande projeto. Já aos 29 anos vence o concurso para o ginásio Atlético Paulistano,...
tracking img