Paulo mendes da rocha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO

TEORIA DA ARQUITETURA

Paulo Mendes da Rocha

Pesquisadores:Edivaldo Vieira Santos,Nº-09Jesus Cavalcante A. Neto,Nº 23
Professor: Jorge Paulino
Paulo Archias Mendes da Rocha, nascido em Vitória em 1928, formado em 1954 pela Faculdade de Arquitetura e urbanismo da universidade Presbiteriana Mackenzie, pertence a geração de arquitetos modernistas.O destaque de sua carreira começou logo cedo, aos 29 anos vence oconcurso para o ginásio do Clube Atlético Paulistano, 1985, obra que lhe rende o grande prêmio Presidência da República na 6ª Bienal internacional de SP, em 1961.
Mendes da Rocha atuou em grande parte da sua carreira n um período problemático da política brasileira, o que lhe trouxe alguns contratempos, por exemplo, em 1969 após o ato institucional nº 5 – AL – 5, ele foi afastado da FAU/USP, aqual retorna apenas com anistia em 1980, como auxiliar de ensino, permanecendo neste cargo até 1998, ano em que se torna professor titular, e é aposentado compulsoriamente, por completar 70 anos de idade.

Paulo Mendes da Rocha é um dos grandes arquitetos que desenvolvem uma linguagem personalizada, independente de tipologia ou escala de intervenção. Sua obra é de imediato reconhecimento, capaz dearquiteturas com impressionante inserção na paisagem, de maneira provocativa e provocadora.( Rafael Perrone,arquiteto e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP, 1973)

Mendes da Rocha começou sua carreira ao vencer os concursos para o Palácio da Câmara dos Deputados do Estado de Santa Catarina (1957) e para o Ginásio do Clube Atlético Paulistano(1958), que lhe valeu o Grande Prêmio “Presidência da República” na IV Bienal de São Paulo em 1961. Essa realização aparece imediatamente como uma das suas obras de destaque. Hoje muito modificado, o ginásio é composto por uma plataforma retangular volumosa que acolhe atividades anexas, sob a qual repousa a sala de esportes composta por um anel circular de concreto armado apoiado por seispilares. Eles se estendem no espaço como velas triangulares, e deles se protendem os cabos que suportam a estrutura metálica suspensa do telhado. A luz natural penetra pela fresta deixada entre as paredes inclinadas da arquibancada e a cobertura suspensa. Nos anos seguintes o arquiteto se confronta com vários programas, o que conferirá uma variedade a uma obra rica em projetos diversificados por conta deseus tipos e escalas.

Algumas obras marcaram sua carreira da décade de 70 a 2000

Sua proposta para o projeto do Centro Pompidou (1971) faz parte da lista dos 30 premiados e o seu projeto para o Museu Brasileiro da Escultura (1986), além de vencer o concurso, lhe valeu uma nomeação para o Prêmio Mies van der Rohe da Arquitetura Latino-Americana (1986). Ele recebe este mesmo prêmio em 2000pelo seu projeto de restauração da Pinacoteca do Estado São Paulo.
Os anos 1970 – anos difíceis por causa do regime militar – são caracterizados pela produção de habitações unifamiliares e a participação em concursos.
A residência Junqueira (1976) ilustra algumas constantes do arquiteto: a atenção dada ao uso e às características do lugar; a sinergia entre forma, estrutura e materiais; a atençãodada aos detalhes, como partes fundamentais do projeto. Aqui, è encomenda tradicional de uma casa unifamiliar, se soma o de uma biblioteca para uma coleção privada de 10.000 volumes. A força do projeto reside na construção de uma estrutura em pórtico de concreto bruto, à qual a “caixa” da biblioteca é suspensa obliquamente de modo a proteger os livros da luz solar direta. Abaixo e do lado...
tracking img