Maratonistas - corredores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Maratonistas – Corredores Elder Peixoto Xavier- 12

A corrida para iniciantes
Antes de começar a correr: - Procure um médico e obtenha a liberação para correr. Procure verificar a saúde das articulações e principalmente do seu sistema cardiovascular. -. Procure um bom tênis em uma loja especializada. - Use roupas leves e que te deixem trocar o calor com o ambiente. - Escolha um lugar seguropara a sua corrida - Se for correr à noite, use material reflexivo para ficar mais visível aos motoristas. Começando a Correr: - Comece cada sessão de treino com um aquecimento global, de aproximadamente 10 minutos. Uma caminhada em terreno plano já é suficiente. - O grande desafio de começar a correr é a imensa diferença de intensidade que a corrida representa quando comparada à caminhada. Não dápra simplesmente sair correndo da mesma forma que fazemos andando. O segredo é usar intervalos de alta intensidade misturados com outros de menor intensidade. - Para começar, faça pequenos intervalos de 30 segundos correndo intercalados com 2 minutos de descanso ativo (caminhada leve). Nos primeiros treinos repita isso 6 a 8 vezes. - À medida que o seu organismo vai se adaptando ao estímulo decorrida, você pode aumentar a duração do intervalo de corrida (45 segundos, 1 minuto, 1 min e 30 segundos, etc.) e também diminuir o tempo de descanso ativo. - Em pouco tempo você perceberá que se torna mais e mais fácil o período de corrida, e aí é hora de pensarmos em outra estratégia, agora para aguentar períodos mais longos e aumentar a velocidade da corrida.

Aspectos positivos e negativos dacorrida
Positivos:  Previne doenças cardíacas e melhora significativamente o sistema circulatório.

 

Aumento da massa muscular fortalece os tendões, ligamentos e articulações. Combate à osteoporose e o controle do peso corporal, do colesterol, do estresse, da ansiedade e da depressão. Observa-se também o estímulo ao fim de hábitos nocivos, como o uso de álcool e cigarros.

Negativos (distensões e contraturas): As rupturas musculares – distensões e contraturas – são os maiores fantasmas dos corredores de rua, iniciantes ou não. E a maneira de preveni-las, ou remediá-las, exige um estudo um pouco mais detalhado dos músculos. Distensões são rupturas do mio fibrilas, que são as unidades funcionais dos músculos, isto é, a menor parte de um músculo que funciona sozinha. Umacausa é o alongamento do mio fibrilas além de seu limite fisiológico. Outra causa é a falta de sinergismo (ação contrária) entre os agonistas e antagonistas. Normalmente, enquanto o agonista se contrai a antagonista relaxa, simultânea e harmoniosamente. No caso dos antagonistas não estarem preparados para esta ação, os agonistas relaxam vagarosa e incompletamente, causando distensão. Outro fator é otraumatismo direto (contusão). A contratura (hipertomia) é o aumento do tônus muscular, isto é, uma irritação nervosa. A contratura é um sinal de alerta de que o músculo está fatigado. Os fatores predisponentes da distensão e da contratura são a insuficiência alimentar, falta de treinamento, super- treinamento atrofia muscular, falta de força e potência muscular e falta de aquecimento. Falta deaquecimento é, aliás, a principal causa, especialmente entre corredores sem muita experiência. É necessário um aquecimento com ginástica ativa e alongamento, que atinge o músculo e a articulação total e intensamente. A massagem, que muitos pensam ser um bom aquecimento, na verdade é superficial e insuficiente.

Trabalhe seus músculos
A corrida, como um dos esportes mais completos, mexe com quasetodos os músculos do corpo humano, mas os mais exigidos estão localizados nos membros inferiores (pernas e pés), no tórax e nos membros superiores (braços). Cada músculo desses apresenta uma função e é mais ou menos importante para a corrida. Mas todos têm suma importância específica. Para melhor estudo dos músculos, o melhor é dividi-los em grupos. Primeiro, os músculos dos membros inferiores,...
tracking img