Trabalho sobre cobalto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Facear – Faculdade Araucária


Edson Kruger Vieira
José Luiz Rodrigues de Sá
José Oliveira
Julio Soares
Leonardo Campos











Trabalho de Quimíca sobre Cobalto











Disciplina: Química

Professora: Lilian












Curso de Engenharia de Produção
Primeiro Período Turma 1°C



Araucária
2012


Sumário




1.Introdução 3
2. História 4
3. Ocorrência 5
4. Obtenção e Uso 7
5. Propriedades Gerais 8
6. Toxicidade 9
6.1 Principais Efeitos Tóxicos 9
6.1.1 Trato respiratório 9
6.1.2 Pele 10
6.1.3 Sistema Cardíaco e Glândula Tireóide 10
7. Importância Biológica 11
8. ReferênciasBibliografia. 12







































1. Introdução


Esse é um trabalho de química realizado por um grupo de alunos do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Educacional de Araucária (FACEAR), onde tem o objetivo de aumentar o conhecimento acadêmico e o tema será sobre o elemento químico cobalto.
Será relatado como ocobalto foi isolado pela primeira vez e por quem, onde encontramos esse elemento, quais são suas propriedades, como é sua extração da natureza, sua utilização, quais são os maiores produtores e as maiores reservas, sua importância biológica e sua toxidade.



[pic]

Lascas de cobato puro (99,9%), refinado eletroliticamente e um cubo de alta pureza (99,8%) de 1 cm3 para comparação.2. História


A descoberta do cobalto foi feita pelo sueco Georg Brand, a data é incerta, porém as fontes divergem entre 1730 e 1737. Ele demonstrou que o cobalto era responsável pela coloração azul do vidro que era atribuído ao bismuto.
O nome cobalto é proveniente do alemão Kobalt ou Kobold.
Os mineiros da época achavam que o cobaltocontaminava outros elementos e contaminava o ambiente, porem esses femomenos era efeito do arsênio e o enxofre.
John Livingood e Glenn Seaborg descobriram o cobalto-60 em 1938 e uma equipe liderada por Ivam Smth e Roy Errington construíram a primeira maquina de radioterapia que foi utilizada em um paciente 1951, com câncer.
Na cidade de Saskatoon a máquina está exposta no Saskatoon câncercentrer.



























































3. Ocorrência


O cobalto não é encontrado isolado na natureza e sua extração ocorre sempre conjugada com outros minerais, os mais comuns são o níquel, a prata, o chumbo, o cobre e o ferro. Ainda pode se encontrado nas rochas, no mar, em águas minerais, no carvão,e nos meteoritos.
Os minérios que tem valor econômico que contém o cobalto são cobaltita (CoAsS) fig.1 a esmaltita (CoAs[pic]) fig.2 e linneíta (Co[pic]S[pic]) fig.3.
[pic]
Figura 1 - Cobaltita (CoAsS)
[pic]
Figura 2 - Esmaltita (CoAs2)
[pic]
Figura 3 - linneíta (Co3 S4 )



O maior produtor mundial no ano de 2008 foi a República Democrática do Congo (RDC) que teve umaprodução ao equivalente a 40% do total produzido mundialmente seguido por Austrália, China e a Rússia com 10% cada. O Brasil produzio apenas 1,4% da produção mundial e sua extração é como sub-produto de níquel lateritico das minas de níquel da Niquelândia-GO.
Aproximadamente 60% da produção mundial de Co vem das minas do Zaire e, em menor extensão, do Zâmbia, Canadá e dos Estados Unidos. O Co éproduzido principalmente como subproduto da mineração de Cu e Ni, que usualmente contêm Co em proporção menor que 1%. As ligas de Co apresentam alto ponto de fusão, dureza e resistência à oxidação (IARC, 1991). Estas propriedades dependem da composição da liga .
Vejamos na tabela 1 como foi a produção mundial em toneladas em 2008 e 2009 e as reservar com seus respectivos países.

Tabela 1...
tracking img