Visita domiciliar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 100 (24956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VANESSA MAICHIN

VISITA ESCOLAR UM RECURSO DO PSICODIAGNÓSTICO INTERVENTIVO NA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL

Mestrado – Psicologia Clínica

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo 2006

VANESSA MAICHIN

VISITA ESCOLAR UM RECURSO DO PSICODIAGNÓSTICO INTERVENTIVO NA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL

Dissertação Examinadora

apresentada da

à

BancaPontifícia

Universidade Católica de São Paulo, como exigência parcial para obtenção do título de MESTRE em Psicologia Clínica. Área de Concentração: Práticas Clínicas, sob a orientação da Prof (a) Doutor (a) Gohara Yvette Yehia.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo 2006

VANESSA MAICHIN

VISITA ESCOLAR UM RECURSO DO PSICODIAGNÓSTICO INTERVENTIVO NA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIALPUC – SP – 2006

Banca Examinadora:

_________________________________ _________________________________ _________________________________

À minha irmãzinha Fernanda, que é luz nas alamedas da minha vida.

Ao meu companheiro Camon. Dedico esta dissertação a ele, pois foi a pessoa mais presente durante todo o percurso deste trabalho.

Agradeço, em primeiro lugar, a minha orientadoraGohara Yvette Yehia que, mais do que me orientar, ensinou-me a construir, de forma “mais pessoal” essa dissertação. Lembro-me do dia em que dissera para mim: “Vanessa, agora transforme esse texto cheio de referências em um texto seu, com a sua cara”. Ao meu companheiro “Cá”, que muitos compromissos desmarcou para ficar ao meu lado enquanto eu escrevia esta dissertação. Agradeço imensamente aesse homem que era meu namorado no início do meu mestrado, e que agora se tornou meu maridinho. As integrantes da banca, Marília Ancona-Lopez e Silvia Ancona-Lopez que muito me auxiliaram, principalmente no momento da qualificação, com as críticas e sugestões feitas ao meu trabalho. Agradeço também a Lígia Caran Costa Corrêa por aceitar o convite em participar da banca como professora suplente. Atodos os professores do núcleo de práticas clínicas, em especial, a Marília Ancona-Lopez que me ensinou, durante dois anos e meio, a trilhar um caminho com “competência e coerência”. A minha adorada amiga Vânia que me acompanha em todas as trajetórias de minha vida. Lembro-me do dia em que, entusiasmada, liguei

para ela contando sobre a minha entrada no mestrado e ela, tranqüilamente, me disse:“Amiga, você tinha dúvida que entraria no mestrado... eu não tinha dúvida alguma, pois você sempre se esforçou para conseguir o que queria” Agradeço, de coração, à sua amizade. A minha “amiga” Giomara que me ensinou a diferença entre amiga e colega e que, mesmo a distância, me mostrou que é possível estar - junto. Lembro-me do dia em que fui visitá-la em sua casa em Santa Catarina e que,pacientemente, me ouvia falar sobre meus projetos do mestrado. Ao grande amigo Pascoal que sempre me incentivou em minhas buscas. Com ele compreendi que é possível existir um “encontro entre almas”. A minha família, em especial a minha mãe que, sempre me apoiou em todas as decisões da minha vida. A minha enteada Paulinha que, com sua formação em pedagogia, muito me ajudou na elaboração do meu capítulosobre escola. A meu enteado Evandrinho que, após a qualificação, falava que havia ganhado uma “madrastinha qualificada”. A minha cachorrinha Jaci, companheira de estudo que, em muitos momentos, comprovou àquela tese de que “fidelidade é virtude canina”.

Introdução................................................... 01
Um pequeno retorno ao passado ............................ De volta aopresente............................................... De volta ao passado............................................... O caminho da pesquisa...........................................

02 05 06 13

A Escola e a Visita Escolar........................ 18
Escola. Que lugar é este?........................................

20

Bruno e a Visita Escolar................................... 52...
tracking img