Visita domiciliar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A Estratégia Saúde da Família-ESF surge como instrumento para atender o indivíduo e a família de forma integral e contínua. Para tanto, compete aos profissionais que a compõem desenvolver ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. O objetivo principal da ESF consiste em reorganizar a prática assistencial com foco na família e seu ambiente físico e social (DRULLA et al,2009).
Uma das atividades intrínsecas à ESF é a visita domiciliar, que proporciona ao profissional adentrar o espaço da família e, assim, identificar suas demandas e potencialidades. Porquanto, a visita domiciliar enseja ampla visão das condições reais de vida da família e possibilita a interação em ambientes familiar e social, através do conhecimento do cotidiano, da cultura, dos costumes, dascrenças de uma determinada sociedade, o que torna essas vivências enriquecedoras para ambos (DRULLA et al, 2009).
Ter a família como centro de atenção na área de saúde é uma dimensão que merece ser destacada, tanto para a prática do cuidado à saúde como para a construção do conhecimento nesta área. Isto pode ser verificado através da política de Saúde do Ministério de Saúde (MS) por meio do Programa deSaúde da Família - PSF (Brasil, 1994) (TÚLIO; STEFANELLI; CENTA, 2000).
Para implementar um programa de saúde dirigido à família torna necessário conhecer seu modo de vida, a comunidade em que vive, sua cultura, crenças e padrões de comportamento. Para que isso ocorra, é de grande importância conhecer o território onde a família está inserida, seu modo de vida, podendo isso ser facilitado pormeio da visita domiciliar (VD), que pode ser considerada como um dos instrumentos de compreensão do viver em família (TÚLIO; STEFANELLI; CENTA, 2000).
A visita domiciliar é a ação que permite ao profissional de saúde, estar mais próximo do cotidiano das famílias permitindo-lhes conhecer, interpretar e vivenciar o meio onde elas vivem, identificando assim, os vários problemas que afetam a suarealização (TÚLIO; STEFANELLI; CENTA, 2000).

OBJETIVO
A Organização Mundial da Saúde define Assistência Domiciliar como:“a provisão de serviços de saúde por prestadores formais e informais com o objetivo de promover, restaurar e manter o conforto, função e saúde das pessoas num nível máximo, incluindo
cuidados para uma morte digna. Serviços de assistência domiciliar podem ser classificados nascategorias de preventivos, terapêuticos, reabilitadores, acompanhamento por longo tempo e cuidados paliativos”. Nesse contexto, temos que a VD é uma das ferramentas para a essa provisão deste serviço de saúde, bem como a Int Dom, o atendimento aos egressos (TÚLIO; STEFANELLI; CENTA, 2000).
Os principais objetivos descritos pelos profissionais para a realização da visita domiciliar são: realizaracompanhamento dos portadores de doenças crônicas conforme suas necessidades; realizar busca ativa principalmente às crianças, englobada na vigilância à saúde; contemplar o programa de monitoramento do recém-nato e crianças que receberam altas hospitalares (DRULLA et al, 2009).


A VD permite ao profissional criar um relacionamento afetivo e amistoso com a comunidade envolvida, pois ele estáadentrando em seu lar, sua casa, sua intimidade, mantendo assim interações, ou seja, relacionamento interpessoal, que permite obter dados mais fidedignos sobre a saúde das famílias (TÚLIO; STEFANELLI; CENTA, 2000).
Para isso é necessário estabelecer confiança entre os membros da equipe de saúde e os da família, para que esta sinta-se segura com as ações desenvolvidas pelos profissionais e em casos deproblemas ou dúvidas, solicite ajuda, explicações e orientações (TÚLIO; STEFANELLI; CENTA, 2000).
Ela serve, também, para que os profissionais entendam o significado do momento vivido e possam atender as necessidades evidenciadas e as solicitações feitas, ajudando a família a descobrir suas possibilidades. Quanto mais efetivo for o relacionamento e o envolvimento do profissional com a família,...
tracking img