Uma abordagem sobre just-in-time

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UMA ABORDAGEM SOBRE JIT - JUST IN TIME

CLEIDIANE BRAGA NAZARENO ARAÚJO Acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UEVA 2º Período - Grade-2010.2

Sobral – Ce 2011

3

INTRODUÇÃO Discorrer sobre como produzir mais, com mais qualidade, aproveitar movimentos e tempos, utilização de materiais de produção de forma correta, sem desperdício e aindaassim garantir a entrega do produto a tempo e em condições adequadas de uso é, sem dúvida, falar de Just In Time. Como se pode perceber pela própria designação o controle da produção é feito enquanto o bem é produzido, e não no fim e é feito pelos próprios operários. Com o interesse de entender melhor sobre os métodos Japoneses de gestão da produção, esta pesquisa trás uma abordagem sobre o JIT, tendoem vista que são idéias adotas por empresas pelo mundo todo não se limitando ao Japão, foi feita esta análise sobre o surgimento desse modelo a fim de identificar as vantagens em adotá-lo. Como não se pode generalizar, e dizer que são modelos isentos de desvantagens, estas também foram identificadas com base nas fontes bibliográficas citadas ao longo deste. O sistema característico do Just inTime é de produzir a partir da procura, produzindo em cada momento somente os produtos necessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário, em outras palavras, para a filosofia Just in Time, em cada etapa do processo é produzido somente o necessário para a fase posterior, na quantidade e no momento exato. Ao longo de todo o trabalho, pode-se perceber em que condição foi criada essatécnica, que mais do que uma técnica de gestão da produção é uma filosofia que inclui vários outros aspectos como a gestão de materiais, gestão da qualidade, organização física dos meios produtivos, engenharia de produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos, e tudo isso partiu da situação adversa em que se encontrava o Japão no pós-guerra: derrotado, pequeno, muito populoso e pobre emrecursos.

3

4 1 1.1 JIT: HISTÓRICO, OBJETIVOS, VANTAGENS E DESVANTAGENS CONTEXTO HISTÓRICO Para termos um bom entendimento sobre o que venha a ser o método Just in Time (JIT) é necessário que entendamos em qual contexto ele surgiu. Através de pesquisas realizadas por Correa Luis e Correa Alberto (2006, p.36) fica evidenciado para melhor esclarecimento como e onde o JIT surge.
Embora o Justin Time tenha se popularizado tremendamente a partir dos anos 70, principalmente depois da primeira crise do petróleo (1973), suas origens remontam aos anos 40, após o final da IIGGM. Se os Estados Unidos, como país ganhador de uma guerra que não aconteceu em seu território e conseqüentemente preservou sua indústria, começaram viver talvez seu período de maior afluência, o Japão, como paisperdedor, saía da IIGGM com o moral de seu povo baixo e escassez severíssima de recursos.

Então o Japão precisaria tomar medidas para voltar a ter uma economia ativa, mas na situação em que se encontrava, tal solução estava muito difícil, não se tinha recursos para tomar as medidas necessárias. Mas dentro de todo esse contexto de que o Japão se encontrava a empresa Toyota que produzia teares para aindústria têxtil, toma decisões que vão mudar seu roteiro produtivo.
Começou a produção de automóveis em 1934, e em torno de 1940 interrompeu sua produção de veículos de passeio para apoiar o esforço nacional de guerra, produzindo apenas caminhões. Quando terminou a IIGGM, o líder da empresa na época, Toyota Kiichiro, o presidente falou: 'Alcancemos os americanos em três anos (em termos deprodutividade). Caso o contrário a indústria automobilística japonesa não sobreviverá. (CORREA LUIS E CORREA ALBERTO, 2006, p.36)

Alcançar a produção dos americanos era a meta estabelecida pela empresa automobilística Toyota, mas para que isso acontecesse, uma série de medidas deveria ser tomada. Entre estas medidas uma delas seria aumentar a produtividade japonesa em oito ou nove vezes, isso...
tracking img