Just in time

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (825 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LEAN MANUFACTURING E EFICIÊNCIA OPERACIONAL:
“Pesquisa e análise do planejamento e controle do modelo Just in Time nas empresas.”

Belo Horizonte
03 / 2012

Tema

Pesquisa e análise doplanejamento e controle do modelo Just in Time nas empresas.

Objetivo Geral

Analisar textos e dados bibliográficos que relatem a importância de visar e aprimorar a produtividade da empresa eliminandosuas perdas operacionais. E abordar as falhas do sistema geradas na linha de produção.

Objetivos Específicos

* Obter uma compreensão de como o Just in Time favorece ganhos de eficiência eprodutividade;
* Analisar o sistema Toyota de Produção, mostrando os aspectos de diferenciação entre este e a abordagem tradicional de administrar;
* Identificar a melhor forma de produçãovisando reduzir custos, desperdícios, e ainda obtendo ganhos de qualidade no produto final;
* Pesquisar a importância do sistema Just in Time nas atividades produtivas e operacionais;

JustificativaA escolha do tema deve-se ao fato de estar relacionado diretamente ao curso de engenharia de produção o que nos possibilitará uma vasta compreensão de um sistema tão relevante (Lean Manufacturing),também chamado de sistema Toyota (STP) com abordagem no Just in Time.
Dentro deste projeto, abordamos que o Just in Time – sistema do lean manufacturing – tem como definição, produzir a quantidadenecessária no momento certo, e apenas o que o cliente necessita, sem armazenamento de estoques, mas sempre levando em conta a qualidade final do produto utilizando o mínimo de manutenções, equipamentos,matéria prima e recursos humanos. A aplicação desse sistema de produção nas fábricas tem o intuito de evitar prejuízos e principalmente nivelar a demanda de trabalhos. Segundo Uhlmann (1997)
“... oconceito de JIT se expandiu, e hoje é uma filosofia gerencial que procura não apenas eliminar os desperdícios, mas também colocar o componente certo, no lugar certo e na hora certa.”
O Just in Time...
tracking img