Just in time

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho é uma pequena introdução sobre método e filosofia Just in Time (JIT) presente na maioria das organizações. Nessa pesquisa será mostrada a sua origem e algumas características identificadas por sua aplicabilidade e em sua verdadeira abrangência de potencialidade a sua aplicação e a demonstração de uma estrutura para eliminação de perdas, sendo ela criada e desenvolvidapara buscar um novo método de controle de qualidade, dentro de um sistema de conjunto de funcionalidades e modelos de gestão da produção, onde os recursos são utilizados somente no tempo e em quantidades necessárias em busca de baixo custo. Uma vez aplicado adequadamente reduz e elimina a maior parte dos desperdícios que ocorrem nas compras produção.

JUST IN TIME

1.1 Origem
 O Just in Timesurgiu no Japão, no princípio dos anos 50, sendo o seu desenvolvimento creditado à Toyota Motor Company, a qual procurava um sistema de gestão que pudesse coordenar a produção com a procura específica de diferentes modelos de veículos com o mínimo atraso. Quando a Toyota decidiu entrar em plena fabricação de carros, depois da Segunda Guerra Mundial, com pouca variedade de modelos de veículos, eranecessária bastante flexibilidade para fabricar pequenos lotes com níveis de qualidade comparáveis aos conseguidos pelos fabricantes norte-americanos. Conseguiu sincronizar, de forma progressiva e simultânea todos os processos para atingir alta qualidade, tempos rápidos de atravessamento excepcional de produtividade, um fluxo decomponentes mais suave ao longo do processo de produção.
Estafilosofia de produzir apenas o que o mercado solicitava passou a ser adaptada pelos outros fabricantes japoneses e, a partir dos anos 70, os veículos por eles produzidos assumiram uma posição bastante competitiva. 

1.2 Conceito

Muitas pessoas equivocadamente entendem Just In Time apenas como um sistema qualquer para redução de estoques ou apenas como uma solução rápida a fim de melhorar um sistemaineficiente de produção. Just in time é um método para planejamento e controle das operações. Embora em boa parte refere-se ao aprimoramento do desempenho da produção.
Conforme Hamilton Pozo Just In Time:

É uma filosofia de produção voltada para eliminação de desperdícios no processo total de fabricação das compras à distribuição. Se essa for executada adequadamente, capacita a empresa adesenvolver a produção como uma arma estratégica. (POZO, 2010, p.118).

Um dos grandes problemas em gerir uma produção está em encontrar o equilíbrio entre os custos de transporte de grandes quantidades de material e os custos de preparação das máquinas. Custos de transporte estes, que englobam o custo de armazenamento e de manutenção desse material. A contabilidade quer baixar os custos detransporte transportando menos quantidades mais vezes, e a produção querem baixar os custos de preparação e evitar paragens na produção produzindo durante muito tempo sem parar. Existe um ponto economicamente correto, sem ser demasiado alto para os custos de transporte e nem demasiado baixo para que a produção não tenha que parar muitas vezes. Este é designado por "quantidade econômica a encomendar".Segundo Voss:
O Justin-in-time é uma abordagem disciplinada, que visa aprimorar a produção global e eliminar os desperdícios. Ele possibilita a produção eficaz em termos de custo, assim como o fornecimento apensar da quantidade correta, no momento e local corretos, materiais e recursos humanos. O JIT é dependente do equilíbrio entre a flexibilidade do fornecedor e a flexibilidade do usuário.Ele é alcançado por meio da aplicação de elementos que requerem um envolvimento total dos funcionais e trabalho em equipe. Uma filosofia chave do GIT é simplificação.


O JIT é um dos três sistemas de administração da produção considerados puros. Contudo o JIT de acordo com Gianesi e Corrêa (1993, p. 57) vai muito além disso, por se tratar não somente de uma técnica ou conjunto de técnicas...
tracking img