Nova ordem mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA - EEL
COLÉGIO TÉCNICO DE LORENA-PROFESSOR NELSON PESCIOTTA COTEL

Renan Augusto Francisco de Lima

NOVA ORDEM GEOPOLÍTICA MUNDIAL

Lorena
USP/COTEL
2012

Professora:Jane Macedo

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA - EEL
COLÉGIO TÉCNICO DE LORENA-PROFESSOR NELSON PESCIOTTA COTEL

Renan AugustoFrancisco de Lima

Resumo: Depois da queda do Muro de Berlim, em novembro de 1989, surgem uma nova ordem mundial. Quando ela se definiu e o que traz de novo? Este trabalho trás os aspectos mais importantes sobre A nova ordem mundial e como ela apresenta uma faceta geopolítica e outra econômica. Na geopolítica, houve uma mudança para um mundo multipolar, onde as potencias impõe mais por seupoder econômico de que bélico. Na economia o que aconteceu de novo foi o processo de globalização e a formação de blocos econômicos supranacionais.

Resume:After the fall of the Berlin Wall in November 1989, one of the main issues discussed is the emergence of a new world order. When it is defined and what it brings back?The new world order presents a different facet ofgeopolitics and economics. In geopolitics, there was a shift to a multipolar world, where the potential imposes by its economic power that war. What happened in the economy was again the process of globalization and the formation of supranational economic blocs.

Lorena
USP/COTEL
2012

1)INTRODUÇÃO

A Nova Ordem Mundial é um conceito político e econômico que se refere ao contexto histórico domundo pós-Guerra Fria. Estabeleceu-se no fim da década de 80, com a queda do muro de Berlim (1989), no quadro das transformações ocorridas no Leste Europeu com a desintegração do bloco soviético.
O termo Nova Ordem Mundial é aplicado de forma abrangente. Em um contexto atual, pode se referir também à importância das novas tecnologias em um mundo progressivamente globalizado e às novas formasde controle tecnológico sobre as pessoas.
A Nova Ordem Mundial busca garantir o desenvolvimento do capitalismo e estrutura-se a partir de uma hierarquização de países, de acordo com seu nível de desenvolvimento e de especialização econômica.

2 DESENVOLVIMENTO

-Velha ordem bipolar

Desde 1989, a humanidade começou assistir uma série de eventos que até então eram imagináveis. A quedado Muro de Berlim era impensável, bem como a reunificação da Alemanha Ocidental e da Oriental, em 1990.
O muro que dividia Berlim e a separação da Alemanha, constituíam os principais símbolos da Guerra fria. Apesar da proximidade geográfica, a mesma origem histórica e cultural havia muitas diferenças na Alemanha. De um lado estava a democracia pluripartidária, a hegemonia da propriedadeprivada e da livre iniciativa, uma sociedade rica, que apresentava altos índices de produtividade. Do outro lado, a ditadura do partido único, a exclusividade da propriedade estatal. O consumo limitado e baixos índices de produtividade. E as diferenças políticas, econômicas e sociais aumentaram cada vez mais. A Alemanha apesar de ser uma só nação, apresentava dói Estados. Era o modelo soviético frentea frente com o modelo norte-americano.
Em 1991 houve o fim de outro símbolo da Guerra Fria, o Pacto de Varsóvia. Representantes que faziam parte deste pacto formalizaram a sua dissolução, em Praga, na então Tcheco-Eslováquia. Era o fim do conflito leste x oeste.
Por fim, em dezembro de 1991, foi selada desagregação geopolítica e territorial da União Soviética. O presidente Boris Yeltsindeclarou a independência da Rússia, e após isso, se reuniu com os chefes de Estado da Ucrânia e de Belarus, em Minsk. Nesse encontro foi criada a CEI (Comunidade dos Estados Independentes), substituindo a ex-União Soviética. Composta por doze países que faziam parte da ex-soviética, a CEI é uma aliança de Estados independentes.

-Nova ordem multipolar
Hoje no mundo multipolar pós-guerra...
tracking img