Just in time

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JUST IN TIME
Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. O termo just in time é em inglês, e significa na hora certa.
O sistema just in time pode ser aplicado em qualquer organização, e é muito importante para auxiliar a reduzir estoques e os custos decorrentes do processo.  O just in time é oprincipal pilar de diversas fábricas, em especial de carros, o just in time é o principal pilar do sistema Toyota de produção.
Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário, ou seja, os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados, não existe estoque parado. O próprio conceito do termo érelacionado a produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e só depois fabricá-lo ou montá-lo.
Nas fábricas onde está implantado o just in time, o estoque de matérias primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção, e para que isso seja possível, os fornecedores devem ser treinados e capacitados para que possam fazer entregas depequenos lotes na frequência desejada. A redução do número de fornecedores para o mínimo possível é um dos fatores que mais contribui para alcançar os potenciais benefícios da política just in time.

OBJETIVOS
Just in Time - JIT consiste em entrega de produtos e serviços, na hora certa para o uso imediato, tendo como objetivo principal a busca contínua pela melhoria do processo produtivo, que éobtida e desenvolvida através da redução dos estoques. Este sistema permite a continuidade do processo, mesmo quando há problemas nos estágios anteriores a sua produção final. 

FILOSOFIA
A administração moderna tem buscado constantemente novas ferramentas que possam auxiliá-las na busca da excelência de seus processos. Os procedimentos de programação da filosofia just-in-time tornaram-se bastanteconhecidos e utilizados pela maioria das empresas americanas, e na atualidade, tem sido exploradas e implementadas nas organizações mundiais que prezam pela produtividade e qualidade. A busca pelo just-in-time (JIT) tornou-se mais do que uma mera “filosofia”, e sim, um comprometimento entre todos os membros que fazem parte do canal de abastecimento de determinado produto ou serviço. Aadministração moderna deixou de ter foco nos seus produtos para focarem seus clientes. Empresas descobriram que existe a necessidade em aprofundar-se cada vez mais e descobrir o que os clientes de fato desejam: ter foco no cliente, estar mais atento às necessidades dos clientes, penetrar mais a fundo nas suas expectativas e aspirações, identificar precisamente o que eles querem, daí, atender, superar suasexpectativas, assegurando o encantamento. Neste sentido, o presente artigo busca identificar nas farmácias o uso da filosofia JIT a serviço do cliente.

POKA YOKE

O Poka Yoke, "a prova de erros" engloba os conceitos desenvolvidos por Shingo no Sistema Toyota de Produção durante os anos 60 no Japão. Esses conceitos são aplicados desde o projeto até a implementação dos dispositivos a prova de erros.O objetivo do Poka Yoke é evitar que os erros se tornem defeitos, através da eliminação de suas causas. Sendo assim, esse sistema, ao evitar que os erros aconteçam, é mais econômico, pois reduz os custos das avaliações e controles da qualidade. Estamos falando então de um controle de qualidade com uma inspeção de 100% já que as causas dos erros são combatidas pelos dispositivos implementados.Como exemplo simples podemos citar a tomada de três pinos, onde não existe a possibilidade de inversão da mesma. Ou o velho exemplo do disquete, que só entra na posição adequada.

O Poka Yoke pode ser de duas maneiras:
De controle - quando a linha de produção pára assim que a causa do erro é detectada, ou seja, o processo não vai continuar se o mesmo possuir um erro.
De advertência - nesse...
tracking img