Filme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO FILME “O DIABO VESTE PRADA”

“Existem três estilos básicos de liderança que um gestor pode adotar: autoritário, democrático e participativo. A personagem Miranda é um exemplo típico de liderança.(...) Outro assunto muito interessante ilustrado no filme são as bases do poder, ou seja, a capacidade que um indivíduo tem para influenciar o comportamento de outro indivíduo.Existem vários tipos de poder, a saber: Poder coercitivo: as pessoas obedecem por medo das consequências negativas de seu comportamento. Poder de recompensa: o oposto ao poder coercitivo, ou seja, as pessoas obedecem objetivando conseguir algum benefício. Poder legítimo: referente à posição na hierarquia formal da organização. Poder do talento: é o poder provindo da perícia, isto é, em virtude dolíder ser reconhecido por fazer algo muito bem ou em deter conhecimentos sobre algo. Se você faz muito bem alguma coisa útil e as pessoas sabem disso, provavelmente detém poder do talento. Poder de referência: provém da admiração pelo outro e o desejo de se parecer com ele, sendo bem semelhante ao carisma.” (CUNHA, Fabrício Moraes. Empregabilidade e Sucesso Profissional em "ODiabo Veste Prada")

QUESTÕES
1) Avalie o Clima Organizacional da Agência dirigida por Miranda Priestly apresentando os fatos que respaldam sua avaliação.
Na análise do filme “O Diabo veste Prada”, identificamos o elemento central da cultura organizacional na personagem Miranda Priestly, personaliza os elementos principais da cultura organizacional destacados no ambiente de trabalho.
VALORES,CRENÇAS E PRESSUPOSTOS
Ao assumir a vaga de “segunda assistente” de Miranda Priestly, Andy Sachs se depara com uma realidade totalmente fora de seus padrões – ou de sua cultura. Formada em jornalismo, em busca de oportunidades para mostrar seus talentos, Andy “cai de pára-quedas” no ambiente de trabalho dominado pela figura de Miranda Priestly, logo deixando transparecer a sua totalincompatibilidade com o cargo e com a proposta de trabalho que lhe é apresentada. No entanto, ouve insistentemente a frase “milhões de garotas gostariam de ocupar este lugar”; o que se torna um estímulo para que siga em frente, vislumbrando as oportunidades que este cargo poderia trazer para sua carreira profissional. E, desta forma, acaba “incorporando” a cultura organizacional, transformando-se em uma das“moças da Runway”.Disposta a tornar-se parte deste “novo mundo” – simbolizado pela revista -, Andy começa sua transformação a partir de suas roupas. E o que deveria ser apenas “um gesto simbólico” para integrar o universo da moda, na verdade será sua “porta de entrada” para que passe a viver uma nova realidade, a partir dos valores incorporados no ambiente de trabalho. Neste cenário, MirandaPriestly sintetiza a profissional bem sucedida, referência absoluta no mundo da moda, à qual é conferido o poder de ditar tendências, mudar coleções. Temida por todos os que trabalham ao seu redor, não hesita em “usar e abusar” de suas assistentes no trabalho para cuidar, também, de suas obrigações pessoais. Miranda é a alma da Runway, que não existiria sem Miranda. Utilizar-se, portanto, de suaestrutura de trabalho para cuidar de sua vida pessoal, é totalmente aceitável, até mesmo porque esta fica em segundo plano – um dos valores implícitos a serem adquiridos por quem deseja fazer parte deste universo. Neste “embalo”, Andy vai se consolidando como uma profissional competente, à medida que incorpora os valores repassados por Miranda, a ponto de colocar sua vida pessoal – namorado, amigos -,em jogo. Ou seja, conquista o respeito de seus colegas a partir do momento em que passa a viver de acordo com os valores da cultura organizacional.
RITOS, RITUAIS E CERIMÔNIAS: Podemos destacar, no filme, a semana de moda em Paris, como o “ritual” de passagem para aquelas que sonham ingressar, definitivamente, no universo “Runway”. Ou seja, que desejam conquistar, definitivamente, seu “lugar...
tracking img