Just in time

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO






O conceito básico do Kanban é fabricar bens com a completa eliminação das funções desnecessárias à produção, apenas na justa quantidade e no tem necessário, nem mais nem menos, eliminando-se estoques intermediários e de produtos acabados, com a conseqüente redução dos custos e o aumento da produtividade na produção da empresa.
Um número grande de pessoasfaz certa confusão entre o sistema Kanban e o Just in Time.
O Just in time é um sistema de produção cuja idéia principal é fabricar produtos na quantidade necessária, no momento exato em que o item seja requisitado, entendendo-se aqui que a exigência pode ter origem externa à fábrica , ou seja, entrega das mercadorias pelos fornecedores ou no mercado consumidor, por exemplo: quandointerna é feita por uma estação de trabalho subseqüente àquela que o item é produzido.
O sistema Kanban funciona como uma ferramenta para administrar o método de produção Just in Time, ou seja, é um sistema de informação com cartões que irá sinalizar a necessidade dos itens.
























ONDE SURGIU O JUST IN TIME?






Após a segundagrande guerra, o Japão era um país que, para reerguer-se no âmbito mundial, necessitava de uma economia forte que oferecesse produtos de alta qualidade e com preços iguais ou menores que os de seus concorrentes. Foi neste ambiente competitivo que a Toyota Motor Company, com base nos princípios de Ford, desenvolveu a metodologia Just in Time, por isso também é conhecido como “Sistema Toyota deProdução”, o idealista maior deste sistema foi o vice-presidente da Toyota o Engenheiro Mecânico Taiichi Ohno.
Até a metade da década de 70, não se tinha conhecimento, no Ocidente, da utilização e aplicação de tal abordagem. Isso só vai ocorrer no momento em que se agrava a crise do petróleo e simultaneamente, somos influenciados pelo crescimento da indústria japonesa. É nesse momento que édespertado o interesse pela experiência nipônica e se pensa na aplicação dessas técnicas e métodos aqui no Ocidente.






O QUE É O JUST IN TIME?






Just in time ou simplesmente JIT, é uma expressão inglesa que significa “no momento preciso, no momento exato”.
É uma filosofia da Administração da Produção, surgiu de uma visão estratégica e inovadora das pessoasenvolvidas na Gestão Empresarial, buscando vantagem competitiva com uma melhor utilização do processo produtivo.
É um sistema da Administração da Produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização para reduzir estoques e os custos decorrentes. O produto ou matéria prima chega ao local de utilização somenteno momento exato em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.
O estoque de matérias primas é mínimo. Para que isto seja possível, os fornecedores devem ser treinados, capacitados e conectados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequência desejada.
As modernas fábricas de automóveis são construídasem condomínios industriais, onde os fornecedores just in time estão a poucos metros e fazem entregas de pequenos lotes na mesma frequência da produção da montadora, criando um fluxo contínuo.
Uma das ferramentas que contribui para um melhor funcionamento do sistema Just in Time é o Kanbam.






OBJETIVOS DO JUST IN TIME






• Flexibilizar a empresa;
• Produzirsomente os produtos necessários;
• Produzir com qualidade requerida;
• Menor “Lead Time” na concepção de novos produtos;
• Menos “Lead Time” na manufatura;
• Melhor atendimento ao cliente;
• Menor perda (maior valor agregado ao produto);
• Maior retorno de investimento;
• Reduzir estoques em processo, produtos acabados e eventualmente matérias-primas;
•...
tracking img