Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – TEMA

A GESTÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS
2 – PROBLEMA

Como se dá o processo de gestão escolar nas escolas públicas do município de Sebastião Laranjeiras - Ba ?
3 – HIPÓTESE

A gestão das escolas publicas do município de Sebastião Laranjeiras é realizada de forma democrática.
4 – OBJETIVOS


4.1 – OBJETIVO GERAL:

Analisar o processo de gestão escolar em uma escola do município deSebastião Laranjeiras - Ba.



4.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Conhecer o modelo de gestão exercido nas unidades escolares pesquisadas.

Observar as reuniões com os conselhos e direção das escolas.

Identificar quais as ações que são desenvolvidas pelos gestores das escolas do município de Sebastião Laranjeiras – Ba.
5 - JUSTIFICATIVA

Segundo a Constituição brasileira (1988), aeducação é dever dos pais e responsabilidade conjunta da família, do estado e da sociedade. Os pais são co-responsáveis pela educação dos filhos, por sua escolaridade e pela escola. Portanto, “o ensino será ministrado com base no princípio da gestão democrática do ensino público, na forma da lei” (Art. 206, inciso VI).

A descentralização, a participação e autonomia da gestão da escola possibilitam amelhoria do ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva o poder é compartilhado e as pessoas sentem-se motivadas, compreendendo porque é necessário esforçar-se para que a escola acabe bem. “A participação de comunidade na escola ganha maior importância no sentido de partilha do poder por parte daqueles que se supõe serem os mais diretamente interessados na qualidade do ensino” (PARO, 2000 p.19).

Ummeio viável de integrar a escola a comunidade com vistas à construção de uma gestão democrática, é a formação do Colegiado Escolar (gestão colegiada). A gestão colegiada, “ao se efetivar como prática democrática de decisões, deve ser capaz de garantir a participação de todos os membros da comunidade escolar, afim de que assumam o papel de co-responsáveis no projeto educativo da escola e, porextensão, na comunidade social” (PRAIS, 1996 p. 82).

O Colegiado Escolar é um órgão coletivo que contém muitas realidades discutidas se problematizadas. Neste espaço tudo precisa ser uma construção coletiva do conhecimento histórico-crítico e cultural, compreendido e interpretado como postura crítica possível de transformar a sociedade e promover a qualidade devida da população, que pretensamentebuscará a universalização do saber “saber ser”, considerável algo desejável e indispensável do ponto de vista político, social e cultural.

Parte-se, assim, do pressuposto da escola como local central de debates, idéias, soluções e reflexões, que tem no órgão colegiado seu espaço de vivência da prática democrática participativa.
O Colegiado escolar reconhece e aceita as diversidades para promover eenvolver todos num esforço participativo. A sua representatividade está assegurada com a eleição de um titular e suplente de cada segmento da comunidade escolar. Nesse sentido, a comunidade deve estar presente na escola, manifestando suas expectativas e avaliando os resultados do trabalho da escola, estabelecendo assim uma parceria constante entre a escola e comunidade e transformando asexpectativas das famílias em relação ao espaço escolar.

6 - REFERENCIAL TEÓRICO

A participação é um processo educativo, transformador e de luta pela construção de uma sociedade justa e igualitária. Nesse sentido, a escola pública tem uma importância fundamental, porque a escola, na sua dimensão social e na sua inter-relação com dimensões sociais mais abrangentes podem praticar e se constituir como umespaço de vivência da democracia participativa como um direito.

O espaço escolar é, pois um espaço privilegiado para construir uma cultura de participação, de autonomia e de cidadania.

“Precisamos devolver como educação, e na escola o sentido da história como processo de construção do destino humano do qual todos devemos participar e que, se tem um sentido, ele está em ser campo sempre...
tracking img