Tumor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Conteúdo da prova
Cap1-parte de envelhecimento
Cap2
Cap 6-não decorar doenças, lúpus etc
Cap 7-caract de beligno e maligno—pag 259, nomenclatura n fala..bases moldo câncer,e bases mol da carcinogenese

Bases moleculares das neoplasias

-Tumor benigno

Quando suas características micro e macroscópicas são consideradasrelativamente inocentes, significando que ele permanece localizado, não se discriminando para outros sítios e geralmente pode ser removido por cirurgia local.

-Tumor MalignoReferidos coletivamente como câncer (derivado latino da palavra caranguejo).O termo maligno é aplicado a um neoplasma quando a lesão pode invadir e destruir asestruturas adjacentes e se disseminar para sítios distantes e metastizar, levando-a morte.
A clonalidade dos tumores pode ser avaliada em mulheres heterozigotas paramarcadores polimórficos ligados ao X, como os receptores de andrógenos.
O método mais comumente usado para determinar a clonalidade do tumor envolve a análise de padrõesde metilação adjacente ao lócus altamente polimórfico do gene receptor do andrógeno humano, AR.
A freqüência desses polimorfismos na população geral é superior a 90%,portanto é fácil estabelecer a clonalidade através da demonstração de que todas as células em um tumor expressam o mesmo alelo.
Para os tumores com aberrações genéticasadquiridas de qualquer tipo (por ex: uma translocação) sua presença pode ser considerada como uma evidência de que a proliferação é clonal.
Um exemplo disso pode serilustrado através dos rearranjos gênicos do receptor e do gene do receptor de célula T servem como marcadores de clonalidade nos linfomas de células T e B, respectivamente.
tracking img