Um sonho de liberdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Lízia Sena
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

* Início
* About
Relações entre “Um sonho de liberdade” e teorias da sociologia
Posted by liusena on setembro 7, 2006 · 10 comentários 
Trancado numa cela, rondando entre quatro paredes, leis a cumprir, quem nunca se sentiu aprisionado? São diversos os túneisque os indivíduos vêm tentando escavar para se libertar de certos estorvos, cavando além do seu próprio corpo, o primeiro obstáculo. Deixam de andar na chuva, pular pelas ruas para não serem condenados pela sociedade, para que não sejam chamados de caretas e consequentemente sejam excluídos. Os pensamentos são vazios, a sociedade manipula muitas mentes antes de cometerem o próprio ato de imaginar.Sonhos são destruídos, a esperança morre por causa de uma palavra de desanimo e quando se percebe já é tarde, os pensamentos também foram subordinados. O filme “Um sonho de liberdade” mostra essa realidade, mas apresenta a esperança e a persistência como formas de vencer esses desafios.
Os detentos passam por uma séI-ie de transformações, desde a entrada na prisão, a saída desta, e a entrada emuma prisão com muros invisíveis, à sociedade. O começo na prisão se dá de forma constrangedora, logo de primeira o individuo caminha entre os veteranos na passarela da humilhação. Logo depois são dadas às ordens básicas, as leis a seguir. São lavados, cabelos raspados, e mais uma vez caminham despidos, só que dentro da prisão. As celas são fechadas, as roupas pessoais são dadas e o detento cai narealidade, de que a partir daquele momento sua vida será transformada, sua liberdade tirada, seus componamemos manipulados.
Na cadeia os presos inventam ocupações para se entreter além das tarefas obrigatórias.
Estes afazeres são necessários para que o detento não entre em depressão, para que se sinta útil e que possa se interagir com o grupo para o tempo passar mais rápido. É também uma forma dereabilitação do indi~uo. Andy assim como os outros buscavam algo para se ocupar. Mas algo lhe tomava diferente. Apesar de estar preso, Andy nunca deixou de ter esperança, e foi esta que o fez fugir da cadeia, cavar um túnel com um pequeno martelo, atravessar um cano cheio de excrementos e ir ao México. Foi também com essa esperança e persistência que Andy conseguiu dinheiro para montar umabiblioteca na prisão. Andy caminhava diferente, falava diferente, andava como se fosse invisível, sem problemas, sem preocupações, utilizava de sua capa invisível, seus pensamentos como escudo para n~o se entregar ao desespero.
Os ex-detentos saem com o medo, que os atordoam. São rejeitados, desrespeitados, ficam sem ocupação tentando voltar à vida corrida, diferente, como se mudasse para um outro-país, como se não reconhecesse sua própria língua. Tem que se adaptar ao moderno, ao grupo de excluídos. A sociedade castiga o ex-presidiário excluindo-o do meio. Exclusão também mata, em todas as áreas. Se não fisica, emocional. Essa foi à razão por qual Brooks cometeu suicídio. Razão pela qual preferiu estar na cadeia, onde tinha uma ocupação, um determinado status, onde já possuía um cargo entre ospresos os quais em sua maioria o respeitavam e onde se acostumou. Na prisão ele era tido como um intelectual, fora desta, ele era um velho descartável, insignificante. O contrabando na prisão também faz Red ter um determinado status na prisão. Sua posição, sua ocupação, seu poder de conseguir as coisas ilegalmente na prisão lhe concede um prestigio, o qual leva este a ser respeitado pelosdetentos. Sair da acomodação e se adaptar ao novo parece ser um suicídio para os dois. O final de Red só é diferente porque prometeu ao Andy que procuraria um presente (uma carta) após ser liberto, lendo esta optou pela vida.
Ao analisar as três características básicas dos fatos sociais, vê-se que o suicídio de Brooks é um fato social. Primeiro porque o suicídio é geral, se apresenta na maioria das...
tracking img