Contabilidade nacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3904 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MACROECONOMIA -
CONTABILIDADE NACIONAL MOEDA PRINCÍPIO DA DEMANDA EFETIVA

Objetivos da Teoria Macroeconômica:

O objetivo fundamental da macroeconomia é determinar os fatores que influenciam o nível da renda e do produto do sistema econômico.

Como medir a produção realizada pelo sistema econômico?

1. Lembramos que o problema fundamental da economia é a escassez de recursos. Por estemotivo tais recursos devem ser empregados de maneira racional, adequada, para conseguir maior quantidade de produtos. Eficiência, racionalidade são metas do setor produtivo. Essa eficiência consiste na maximização da produção de uma certa quantidade de fatores empregados. Daí a necessidade de ter os registros da atividade econômica, considerada em seu conjunto, permitindo esse tipo de análise.
1.Após a crise econômica de 1929, que consistiu na queda das atividades econômicas, entre os diversos problemas ocasionados, estava o do desemprego. Houve ainda duas grandes guerras mundiais trazendo repercussão à economia. A partir desse momento, e com a presença cada vez maior do Estado como regulador das atividades econômicas, os economistas sentiram a necessidade de criar meios que lhespermitissem medir e avaliar as atividades econômicas desenvolvidas pela sociedade. Foi então que surgiu a contabilidade social ou contabilidade nacional, que nos dá em termos quantitativos, o desempenho global da economia.

A contabilidade nacional está inserida na moderna macroeconomia.

Como medir a produção realizada por um sistema econômico? isto é, os bens e serviços produzidos e consumidoscontinuamente, uma vez que os alimentos produzidos são consumidos para ser atender às necessidades humanas diariamente.

1. Devemos estabelecer um período de tempo para medir o total da produção; vamos adotar o ano civil (01/jan./19XX a 31/dez./19xx);
1. Precisamos adotar uma unidade de medida comum a todos os bens e serviços, visto que a energia elétrica é medida em quilowats, o açúcar emtoneladas, o petróleo em barris, os refrigerantes em litros e assim por diante. A maneira que os economistas encontraram para somar, agregar, a totalidade dos bens e serviços produzidos, em uma unidade comum foi medi-los em termos monetários, ou seja, pelo seu preço.

Uma vez que decidimos o período em que devemos medir os agregados econômicos e a unidade que expressa sua grandeza, temos ainda umproblema, que refere à ótica sob as quais mediremos a produção econômica. Há basicamente, duas óticas[1] pelas quais poderemos medir a atividade econômica, a ótica do produto e a ótica da renda

Ótica do produto: é a soma dos valores monetários dos bens e serviços destinados ao consumo final produzidos em um determinado período de tempo.

Ótica da renda: é a soma da remuneração paga aos fatores deprodução (Salários, lucros, rendas, Alugais) durante o processo produtivo.

O produto de uma economia é expresso em termos monetários, multiplicando-se a quantidade de bens e serviços pelos respectivos preços.
Diante disso podemos considerar o produto como sendo o total das vendas em um determinado período de tempo mais os estoques avaliados a preço de mercado.
As vendas correspondem à receitados empresários, os quais combinam os fatores de produção para produzir bens e serviços. O resultado das vendas é a receita obtida pelos empresários, os quais remuneram os fatores de produção empregados: salários para os trabalhadores, juros para o capital, aluguéis para os proprietários e lucro para eles mesmos.
podemos afirmar que as receitas esgotam na remuneração dos fatores produtivos.
Seconsiderarmos o total de pagamentos feitos aos fatores de produção de renda, chegamos a uma identidade fundamental da teoria macroeconômica: a Renda é igual ao Produto.

Vamos ao seguinte exemplo:
Produto Renda
Alimentos Salários
Roupas Aluguéis
Moradia Juros
Transportes Lucros
Saúde
etc
$15 bilhões = $15 bilhões

Podemos então empregar os dois termos (produto e...
tracking img