Trissomia 21

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Introdução 2
Justificação da pergunta de partida 3
Revisão da Literatura 4
Estudo preliminar do instrumento 6
Instrumento 7
Inquérito por questionário 7
Principais vantagens 7
Objectivos 8
População – Alvo 8
Elaboração de um questionário 8
Conclusão 10
Referências Bibliográficas 11
Anexos 12

Introdução

O respectivo trabalho foi proposto pela docente noâmbito da unidade curricular de Observação e Análise da Relação Educativa, na licenciatura em Ciências da Educação e da Formação, no 1º Semestre, do 2º Ano, no ano lectivo de 2010/2011. O presente trabalho consiste na construção de um instrumento de observação com o objectivo de analisar a perspectiva dos professores em relação à indisciplina dos alunos em contexto de sala de aula.
Tendo em conta asociedade e os estilos de vida que hoje se percepcionam o conceito de insdisciplina é susceptível de múltiplas interpretações. Assim um indivíduo que apresente comportamente indisciplinados é em princípio alguém que possui um comportamento desviante em relação a uma norma explícita ou implícita sancionada em termos escolares e sociais. Estes desvios são todavia denominados de forma diferente conformese trate de alunos ou de professores. Os primeiros são apelidados de indisciplinados, os segundos de incompetentes. Nesta abordagem vamos apenas referir os comportamentos desviantes dos primeiros e o que os professores pensam acerca do assunto.
O trabalho inicia-se com uma pergunta de partida acerca da temática, seguidamente de uma revisão da literatura onde investigamos alguns conceitos acercada indisciplina, as suas causas e consequências bem com uma perspectiva dos professores em relação à problemática. Em seguida é elaborado um estudo preliminar do instrumento de observação, onde se descreve o seu procedimento. Por conseguinte, é realizada uma descrição detalhada do instrumento, indicando a sua definição, os seus objectivos, algumas vantagens e desvantagens bem como a população-alvoa que o questionário é destinado.
Por último, é apresentada uma reflexão final acerca da investigação, onde apresentaremos uma análise crítica final, tendo em conta os pontos mais fortes e os pontos mais fracos do trabalho.

Justificação da pergunta de partida

“Uma investigação é, por definição, algo que se procura. É um caminhar para um melhor conhecimento e deve ser aceite como tal, comtodas as hesitações, os desvios e as incertezas que isto implica. Por conseguinte, o investigador deve obrigar-se a escolher rapidamente um primeiro fio condutor tão claro quanto possível, de forma que o seu trabalho possa iniciar-se sem demora e estruturar-se com coerência. Pouco importa que este ponto de partida aparente ser banal e que a reflexão do investigador não lhe pareça ainda totalmentemadura, pouco importa que, como é provável que mude de perspectiva ao longo do caminho.” (Quivy & Campenhoudt, 1998)
Nesse sentido partimos para a elaboração da seguinte pergunta de partida “Quais as perspectivas dos professores em relação à indisciplina?” Partimos desta questão para definir o nosso estudo e elaborar um inquérito por questiónario, visto este tratar-se do instrumento de recolhade dados mais pertinente para este estudo.
Pretendemos entender quais são as causas que levam a que determinado sujeito tenha comportamentos desviantes à sociedade e perceber as perspectivas dos professores em relação a esse tema. É diante desta problemática que nos colocamos numa posição em que se torna inprescindível perceber o que leva a que isso aconteça procurando questionar as principaiscausas. Neste sentido, construímos a seguinte pergunta de partida “Quais as perspectivas dos professores em relação à indisciplina?”.
Trata-se de uma problemática actual e pertinente que suscita tanto o nosso interesse quanto o interesse generalizado da sociedade pois é um fenómeno de estudo bastante relatado.

Revisão da Literatura

O conceito de indisciplina segundo Estrela (citado por...
tracking img