Contabilidade rural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Curso: Ciências Contábeis
Aluno: José Jesualdo Ribeiro de Carvalho Filho
Disciplina: ContabilidadeRural
Prof.: Juliano Almeida de Faria

Lista de Exercício – Inventário 2

Questão 01: Escreva sobre o conceito de estoque, a importância do mesmo e cite pelo menos duas referências bibliográficas.Segundo o CPC, estoques são “os ativos mantidos para o curso normal dos negócios, em processo de produção para a venda ou na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos ou transformados noprocesso de produção ou na prestação de serviços.”
A Lei das Sociedades por Ações considera o estoque como “os direitos que tiverem por objeto mercadorias e produtos do comércio da companhia, assimcomo matérias-primas, produtos em fabricação e bens do almoxarifado”.
Dessa forma, os estoques podem ser entendidos como todo o material utilizados para a empresa tanto para a produção do seu bemcomercial como para a manutenção das suas atividades, levando-se em conta que o “estoque” só deixa de pertencer a empresa após a entrada em outro estabelescimento.

Referências Bibliográficas

Comitêde Pronunciamentos Contábeis. Pronunciamento Técnico CPC 16 – Estoques. Brasília. 2009. Disponível em: <http://www.cpc.org.br/pdf/CPC_16_R1.pdf> Acesso em 01 de junho de 2012.

FundaçãoInstituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras. Manual de contabilidade da sociedade por ações: aplicável às demais sociedades/FIPECAFI. 7. ed – 4. reimpr. – São Paulo: Atlasl, 2008.

Questão02: De modo geral, como as empresas rurais classificam os seus estoques no plano de contas? Você acha que é a maneira mais adequada? Justifique.

As empresas rurais classificam seus estoques demaneira semelhante as empresas normais, utilizando-se de um elenco de contas no ativo, onde os “Insumos” podem ser correlacionados como a “Matéria-Prima”, a “Cultura Temporária em Formação” com a conta de...
tracking img