contabilidade rural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como objetivo verificar com é realizada a contabilidade na propriedade rural, destacando sua importância no desenvolvimento no agronegócio e na atividade agroindustrial, beneficiando produtos agrícolas e zootécnicos. Analisam-se aqui também alguns aspectos na área rural, que possam vir a beneficiar o produtor rural. Como por exemplo, orienta-lo para umamelhor administração do seu patrimônio. Portanto mostra o que é contabilidade rural e sua importância para o produtor.

CONTABILIDADE RURAL

Conforme afirma Crepaldi (1998), a contabilidade rural é um instrumento da função administrativa que tem como finalidade, controlar o patrimônio das entidades rurais e apurar o resultado; prestar informações sobre o patrimônio e sobre o resultado dasentidades rurais aos diversos usuários.
Já Aloe e Valle (1972), definem que a contabilidade rural é a parte da contabilidade aplicada às atividades agrícolas, tendo por objetivo o estudo, registro e controle da gestão econômica do patrimônio das empresas que se dedicam a essa atividade.
É importante destacar que, a contabilidade rural é uma das ferramentas administrativas menos utilizadas pelosprodutores brasileiros. A Contabilidade Rural é vista como uma técnica complexa em sua execução, sendo conhecida apenas dentro de suas finalidades fiscais, grande parte dos produtores não demonstram algum interesse por uma aplicação gerencial, pois estão sujeitos apenas à tributação do Imposto de Renda e não utilizam a aplicação gerencial, colocando em segundo plano toda sua contabilidade.
SegundoCrepaldi (2006), a contabilidade funciona como um ciclo de coleta e processamento de informações que resulta em relatórios, que devem garantir ao produtor a avaliação da sua atual situação, deve visualizar claramente os pontos fortes e fracos de cada atividade produtiva e da empresa como um todo.

EMPRESA RURAL

Segundo Crepaldi(1993) e Marion (2000), empresas rurais é aquelas que exploram acapacidade produtiva do solo por meio do cultivo da terra, da criação de animais e da transformação de determinados produtos agrícolas.
Qualquer tipo de empresa rural, seja familiar ou patronal, é integrada por um conjunto de recursos, denominados fatores de produção. São três os recursos:
1º) a terra;
2º) o capital
3º ) o trabalho
O fator de produção Empresa rural é a atividade de carátereconômico que tem por finalidade utilizar a capacidade produtiva da superfície do solo, através do conjunto de meios apropriados que possibilitem obter com maior abundância e mais economicamente os produtos da natureza. (ALOE; VALLE, 1967, p. 13).
Conceito de atividades da empresa rural: (COAD – IRPJ, 2010, p. 1-2):
A exploração da atividade rural inclui as operações provenientes do giro normal daempresa, em decorrência do exercício das seguintes atividades:
- agricultura;
- pecuária;
- extração e exploração vegetal e animal;
- exploração de atividades zootécnicas, tais como apicultura, avicultura, cunicultura, suinocultura, sericicultura;
- exploração de atividade florestal
- venda de rebanho de renda, reprodutores ou matrizes;
- transformação de produtos decorrentes da atividaderural.
Diante destes conceitos, pode-se definir empresa rural como sendo a constituição jurídica e legal, com a finalidade de exploração econômica das atividades agrícolas, pecuárias, agroindustriais e extrativas, com o objetivo de produzir bens e serviços.
Conforme Aloe e Valle (1967), além dos objetivos técnicos em produção agrícola, como exploração de solo, criação de animais e de determinadosprodutos agrícolas. A empresa rural também tem funções complementares de qualquer empresa com caráter econômico. São elas:
1 – função técnica: de produção agrícola, zootécnica e agroindustrial;
2 – função comercial: de compra de adubos, sementes, inseticidas, etc.; e venda de produtos agrícolas, animais e agroindustriais;
3 – função financeira: de recebimentos e pagamentos, depósitos...
tracking img