Contabilidade rural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1030 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Contabilidade nas operações rurais
Contabilidade Rural E a área da contabilidade que estuda o patrimônio rural. Como tal, estuda ativos (caixa, cabeças de gado, terra, tratores, fertilizantes, sementes, defensivos agrícolas etc.), passivos (empréstimos bancário, dívidas trabalhistas, etc) e patrimonio liquido (capitais, reservas etc). Como todo ramo de contabilidade, a contabilidade rural temcaracterísticas próprias, outra característica específica é a presença mais frequente da reserva de contingencia nos balanços patrimoniais, pelo fato de que tal ramo de atividade tem grande vulnerabilidade aos fenômenos climáticos (geadas, seca, granizo Etc). A contabilidade rural existe a apenas alguns anos, e, apesar de sua extrema importância, muitos proprietários e produtores rurais não aconhecem e portanto não tem um controle interno/externo de suas atividades e, principalmente, dos seus resultados para tomarem decisões corretas.
Rios (2008, p. 13), “toda entidade bem assessorada, apresenta melhor desempenho. Numa entidade rural, tal premissa também é verdadeira. Se os proprietários rurais utilizassem mais as ferramentas da Contabilidade Rural, poderiam ter melhores resultados”.
Acontabilidade rural gera informações necessárias para a tomada de decisões, no entanto, para ter sucesso, é necessário também ter uma administração eficiente e conhecimento do mercado agropecuário, e exatamente neste ponto se encontra a grande carência da maioria das propriedades rurais.
Segundo Calderelli (2003, p. 180), “a Contabilidade Rural é aquela que tem suas normas baseadas na orientação,controle e registro dos atos e fatos ocorridos e praticados por uma empresa cujo objeto de comércio ou indústria seja agricultura ou pecuária”.
EMPRESAS RURAIS
Empresas rurais são aquelas que exploram a capacidade produtiva do solo por meio de cultivo da terra, criação de animais e da transformação de determinados produtos agropecuários.
O campo de atividades das empresas rurais pode serdividido em três grupos distintos:
- Produção vegetal: atividade agrícola
- Produção animal: atividade zootecnica
- industrias rurais: atividade agroindustrial
Atividade agrícola
Pode ser dividida em dois grupos:
Culturas hotícola e forrageira:
-cereais (feijão, soja arroz, milho, trigo...);
-hortaliças (verduras, tomate, pimentão...);
- tubérculos (batata, mandioca, cenoura...);
- platasoleaginosas (mamona, amendoin...);
- especiarias (cravo, canela...);
- fibras (algodão, juta, malva...);
- floricultura, forragens, plantas industriais...
Arboricultura:
- florestamento (eucalipto,pinho...);
- pomares (manga, laranja, maça...);
- vinhedos, olivas, seringais etc.
Atividade zootecnica (criação de animais)
- apicultura (criação de abelhas);
- avicultura (criação de aves);
-cunicultura (criação de coelhos);
- pecuária (criação de gado);
- piscicultura (criação de peixes);
-ranicultura (criação de rãs);
-sericultura (criação de bixo-da-seda);
-outros pequenos animais.
Como o brasil possui um dos maiores rebanhos bovinos do mundo, é justo fazer uma pequena referência a “arte de criar e tratar gado” que é a pecuária.
Atividade Agroindustrial
- Beneficiamento doproduto agrícola – arroz, milho, café;
- Transformação de produtos zootecnicos – mel, laticinios, casulos de seda;
- Transformação de produtos agrícolas – cana-de-açúcar em álcool e aguardente; soja em óleo; uvas em vinho e vinagre, moagem de trigo e milho.
Ano agrícola x Exercício social
Regra geral
O exercicio social da-se em 31/12, tendo em vista que a maioria das empresas de modo geral, temreceitas e despesas durante os meses do ano, assim não havendo dificuldade quanto a fixação do mês de encerramento do exercício social para a apuração do resultado. Qualquer mês escolhido refletirá o resultado distribuido de maneira quase equitativa ao longo dos ultimos 12 meses.
Atividade agrícola
Normalmente a receita concentra-se durante ou logo após a colheita. A produção agrícola e...
tracking img