Treinamento e desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO
1.1. CAPITAL INTELECTUAL
1.2. TREINAMENTO: UMA BREVE CONCEITUAÇÃO
1.3. DIFERENÇAS ENTRE TREINAMENTO DE DESENVOLVIMENTO
1.4. OBJETIVOS
1.5. CICLO DO TREINAMENTO
2. LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE TREINAMENTO
2.1. TRÊS NÍVEIS DE LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES
2.1.1. ANÁLISE ORGANIZACIONAL
2.1.2. ANÁLISE DE RECURSOS HUMANOS
2.1.3. ANÁLISE DAS OPERAÇÕES E TAREFAS
3.PROGRAMAÇÃO DE TREINAMENTO
4. PLANEJAMENTO DO TREINAMENTO
4.1. TÉCNICAS DE TREINAMENTO QUANTO AO LOCAL DE APLICAÇÃO
5. EXECUÇÃO DE TREINAMENTO
5.1. FATORES DE SUCESSO NA EXECUÇÃO DOS TREINAMENTOS
6. AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO TREINAMENTO
6.1. AVALIAÇÃO DE REAÇÃO
6.2. AVALIAÇÃO DE RESULTADOS
7. ESTUDO DE CASO – EPA SUPERMERCADOS
8. CONCLUSÃO
9. BIBLIOGRAFIA

1. INTRODUÇÃO

1.1.Capital Intelectual

O capital humano é constituído das pessoas que fazem parte de uma organização. Capital humano significa talentos que precisam ser mantidos e desenvolvidos. Mais do que isso, capital humano significa capital intelectual.
Um capital invisível composto de ativos intangíveis.

Para reter e desenvolver o conhecimento, as organizações precisam oferecer um trabalho desafianteque agregue continuamente novas experiências e novos conhecimentos às pessoas.

O conhecimento proporcionado pelos funcionários e incrementado pelas empresas constitui a riqueza mais importante das organizações.

As organizações precisam desenvolver estratégias claras de RH para poderem conquistar, reter e motivar seus talentos. Sobretudo, desenvolvê-los e aplicá-los adequadamente.

Osfuncionários que detêm o conhecimento são os principais contribuintes para o sucesso da organização. O êxito da organização depende deles.

As organizações estão-se transformando rapidamente em organizações
de aprendizagem para poderem aplicar adequadamente o conhecimento, rentabilizá-lo e obter retornos.

Para serem bem-sucedidas na Era da Informação, as organizações estão adotando aperspectiva do conhecimento e investindo fortemente no conhecimento. É uma questão de sobrevivência e de competitividade.

1.2. Treinamento: uma breve conceituação

Não há possibilidade de nos desenvolvermos economicamente e, conseqüentemente, elevarmos o nosso nível social, sem aumentarmos as nossas habilidades, sejam elas intelectuais ou técnicas. Logo, aumentar a capacitação e as habilidades daspessoas é função primordial do treinamento.

Treinar é "o ato intencional de fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem" (CHIAVENATO, 1994, p. 126), é educar, ensinar, é mudar o comportamento, é fazer com que as pessoas adquiram novos conhecimentos, novas habilidades, é ensiná-las a mudar de atitudes. Treinar no sentido mais profundo é ensinar a pensar, a criar e a aprender a aprender.

Otreinamento deve incentivar ao funcionário a se auto-desenvolver, a buscar o seu próprio meio de reciclagem. O profissional de treinamento por sua vez, deverá conscientizar os funcionários da importância do auto-desenvolvimento e da busca constante do aprendizado contínuo.

1.3. Diferença entre Treinamento e Desenvolvimento:

O treinamento é orientado para o presente, focalizando o cargoatual e buscando melhorar aquelas habilidades e capacidades relacionadas com o desempenho imediato do cargo.

O desenvolvimento de pessoas focaliza geralmente os cargos a serem ocupados futuramente na organização e as novas habilidades e capacidades que serão requeridas. Chiavenato (1999:295)
Através do treinamento e do desenvolvimento, as pessoas podem assimilar informações, aprender habilidades,desenvolver atitudes e comportamentos diferentes e desenvolver conceitos abstratos.

1.4. Objetivos

Os principais objetivos do treinamento são:

1. Preparar o pessoal para execução imediata das diversas tarefas do cargo;
2. Proporcionar oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas em seus cargos atuais, mas também para outras funções para as quais a pessoa pode ser...
tracking img