Transtornos globais do desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO

Síndrome de Asperger, Síndrome de Williams, Síndrome de Rett.

Síndrome de Asperger

A Síndrome de Asperger é o nome dado a um grupo de problemas que algumas crianças (e adultos) têm quando tentam comunicar com outras pessoas.
A Síndrome de Asperger ou SA é mais comum no sexo masculino.
Síndrome de Asperger é o termo aplicado ao mais suavee de alta funcionalidade daquilo que é conhecido como o espectro de desordens pervasivas (presentes e perceptíveis a todo o tempo) de desenvolvimento (espectro do Autismo).
Esta síndrome parece representar uma desordem neurobiológica que é muitas vezes classificada como uma Pervasive Developmental Disorders (PDD). É caracterizada por desvios e anormalidades em três amplos aspectos dodesenvolvimento: interação social, uso da linguagem para a comunicação e certas características repetitivas ou perserverativas sobre um número limitado, porém intenso, de interesses.
Apesar de existirem algumas semelhanças com o Autismo, às pessoas com Síndrome de Asperger geralmente têm elevadas habilidades cognitivas e lingüísticas.
Apesar de poderem ter um extremo comando da linguagem evocabulário elaborado, estão incapacitadas de usá-lo em contexto social e geralmente têm um tom monocórdio, com inflexão na voz. Geralmente quem possui a SA tem dificuldades de interpretar e aprender capacidades de interação social e emocional.
Hosbon postulou que crianças com SA têm incapacidade para interagir emocionalmente com os outros, portanto a criança com Autismo não recebe as experiências sociaisnecessárias para desenvolver as estruturas cognitivas para a compreensão.
Baron – Cohen indicam que as primeiras experiências são as cognitivas. As teorias destes autores sobre a mente é baseada na idéia de que as crianças com Autismo falham no desenvolvimento da compreensão de que a mente e o estado mental relata o comportamento.
Tager – Flusberg indicam que crianças com Autismo não desenvolvemuma compreensão de que a linguagem e comunicação existem para troca de informações.
Epidemiologia
Os melhores estudos que têm sido conduzidos até agora sugerem que SA é consideravelmente mais comum que o Autismo clássico. Enquanto que o Autismo tem tradicionalmente sido encontrado à taxa de 4 a cada 10.000 crianças, estima-se que a Síndrome de Asperger esteja na faixa de 20 a 25 por10.000. Isto significa que para cada caso de Autismo, as escolas devem esperar encontrar diversas crianças com o quadro SA. (Bauer, 1995).
Todos os estudos concordam que a Síndrome de Asperger é muito mais comum em rapazes que em mulheres. A razão para isso é desconhecida. SA é muito comummente associada com outros tipos de diagnóstico, novamente por razões desconhecidas, incluindo: “tics” como adesordem de Tourette, problemas de atenção e de humor como a depressão e ansiedade. Em alguns casos há um claro componente genético, onde um dos pais (normalmente o pai) mostra ou o quadro SA completo ou pelo menos alguns traços associados ao SA; fatores genéticos parecem ser mais comuns em SA do que no Autismo clássico. (idem)
Contudo uma coisa é certa, SA não é causada pela má educação dos pais ouproblemas de família! Infelizmente muitos pais sentem-se culpados por uma desordem neurobiológica que não é culpa deles.
Definição
O novo critério do DSM-IV para diagnóstico de SA, inclui a presença de:
Particularidades qualitativas na interação social, envolvendo alguns ou todos de entre:
• uso de peculiaridade no comportamento não-verbal para regular a interação social;
•falha no desenvolvimento de relações com pares da sua idade;
• falta de interesse espontâneo em dividir experiências com outros;
• falta de reciprocidade emocional e social.
Padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades envolvendo:
• preocupação com um ou mais padrões de interesse restritos e estereotipados;
• inflexibilidade a rotinas e...
tracking img