Transtorno global do desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO

São transtornos que caracterizam-se por um comprometimento grave e global em diversas áreas do desenvolvimento, como habilidades sociais, de linguagem, comunicação, e presença de estereotipias de comportamento, interesses e atividade. “Os prejuízos qualitativos que definem essas condições representam um desvio acentuado em relação ao nível dedesenvolvimento ou idade mental do indivíduo” (DSM IV, p. 98). Em geral, esses transtornos se manifestam nos primeiros anos de vida e normalmente estão associados com algum grau de retardo mental. Entende-se que esses transtornos irão acarretar na vida do sujeito em todos os aspectos, visto que tratam-se de características próprias e únicas, ou seja, existe uma heterogeneidade das manifestaçõescomportamentais de diferentes graus para cada criança.
Embora não existam causas iniciais para adquirir o TGD, existem vários estudos que nos mostram que se trata de variações genéticas e de bases neurológicas. No entanto para que haja um diagnóstico verdadeiro, requer uma busca em diferentes níveis, desde o comportamento à cognição, da neurobiologia à genética e as estreitas interações entre cérebro,ambiente e comportamento ao longo do tempo. Essa busca deve ser feita com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.
As crianças portadoras de TGD tem seu funcionamento do cérebro alterado, que impactam diretamente em suas habilidades sociais cognitivas, prejuízos no reconhecimento, entendimento e compartilhamento de suas emoções com os outros. A falta de comunicação social se dá porconta de não conseguir compreender seu próprio estado mental. Esse prejuízo existe devido à falta de contato olho a olho e da incapacidade de imitação de outras funções primárias na construção de um cérebro social.
As pessoas com TGD apresentam dificuldade na aprendizagem, afinal as interações sociais não são recíprocas e possuem um repertório de interesses e atividades restritos.
Emrelação à interação social, crianças com TGD apresentam muitas dificuldades em iniciar e manter uma conversa. Algumas evitam o contato visual e demonstram aversão ao toque do outro, mantendo-se isoladas do mundo. Podem estabelecer, portanto contato por meio de comportamentos não verbais e, ao brincar, preferem ater-se a objetos no lugar de movimentar-se junto das demais crianças. Ações repetitivassão bem comuns em crianças com TGD. Os Transtornos Globais do Desenvolvimento também causam variações na atenção, na concentração e, eventualmente, na coordenação motora. Mudanças de humor sem causa aparente e acessos de agressividade são comuns em alguns casos. As crianças apresentam interesses de maneira diferenciada podendo fixar sua atenção em uma só atividade, como observar determinadosobjetos, por exemplo. Com relação à comunicação verbal, essas crianças podem repetir as falas dos outros - fenômeno conhecido como ecolalia - ou, ainda, comunicar-se por meio de gestos ou com uma entonação mecânica, fazendo uso de jargões.
Para a psicanálise, os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), entre eles o autismo e as psicoses infantis, são problemas psíquicos graves que dificultamo estabelecimento das relações sociais destas crianças com seus semelhantes, sua inserção na linguagem e, consequentemente seu processo de escolarização. Por essa razão, o tratamento psicanalítico dos TGD centra-se na relação do profissional com a criança e também com as demais crianças, buscando construir ou reconstruir com ela seus laços psíquicos, cognitivos e sociais ainda não instalados.Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são condições que, segundo a quarta edição revisada do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV), incluem: Transtorno Autista, Síndrome de Asperger , Transtorno Invasivo do Desenvolvimento sem Especificação, Síndrome de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância.

Síndrome Autismo

Histórico: O termo autismo vem do...
tracking img