Memorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MEMORIAL DESCRITIVO DE ESTÁGIO

ALFABETIZAÇÃO
NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Monize Pires Teixeira de Lima
Stella Maris Melguizo Chesini
Centro Universitário Leonardo daVinci-UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (Ped8391)-Estágio II
04/06/2011

1 INTRODUÇÃO

O desenvolvimento ocorre ao longo da vida, nas relações de troca, quando a criança nasce passa a se relacionarconforme a família, mas na medida em que vai crescendo e se relacionado em ambientes diferentes a criança se desenvolve e torna-se autônoma.

Na criança de seis anos o processo deensino-aprendizagem na oralidade, leitura e escrita, tem que ser de comunicação clara e objetiva, priorizando a atividade lúdica como forma de alfabetização.

2 DESENVOLVIMENTO

As crianças de seis anosao chegarem à escola, trazem toda experiência acumulada de aprendizagem na família e na comunidade, e é na escola que elas passam a organizar esses conhecimentos, pois a escola é o lugar que elasconhecem novos amigos, e diferentes formas de se comportarem e se comunicarem, essa nova socialização faz com que o conhecimento prévio seja a base para a construção do novo. De acordo comVygotsky(1998):

O processo de internalização ocorre ao longo de uma série de transformações em que a pessoa em qualquer momento da vida opera sobre o conhecimento apresentado e oreconstrói internamente, em uma longa série de eventos que ocorrem ao longo do desenvolvimento.

O professor como mediador desse processo, deve planejar suas aulas com atividades diferenciadasque conduza os alunos a refletirem e discutirem, e assim transformar o seu conhecimento, pois a criança de seis anos usa muito a imaginação, por isso constrói seu conhecimento através deprocedimentos lúdicos para aprendizagem.

3 CONCLUSÃO

Observei que as crianças de seis anos expressam seu conhecimento, através das falas, dos movimentos e elementos lúdicos próprios da imaginação,...
tracking img